Como um dos centros regionais estabelecidos pelo FMI em todo o mundo, o de Xangai deverá fortalecer o engajamento da instituição financeira com a região da Ásia-Pacífico, segundo comunicado do FMI. Eis a íntegra (PDF – 80 kB, em inglês).
O centro servirá como um núcleo para promover pesquisas e o compartilhamento de conhecimento que possam subsidiar políticas em áreas relevantes para mercados emergentes e países de renda média. O centro é patrocinado pelo Banco Popular da China.
O objetivo é também aprofundar o diálogo e a interação com países, instituições regionais e outras partes interessadas na região, de acordo com o comunicado.
“A inauguração deste centro se dá em um momento de transformação econômica global –um período de incertezas e riscos, mas também de entusiasmo e oportunidades. Observamos transformações fundamentais na geopolítica, na tecnologia, na demografia e no clima –esses são os desafios que todos devemos enfrentar enquanto construímos um futuro melhor”, disse Kristalina Georgieva, diretora-gerente do FMI, na cerimônia de inauguração do centro.
“Tenho grandes expectativas para este centro –como um espaço que nos ajudará a compreender melhor as questões econômicas e, em última análise, a fornecer as melhores análises e recomendações possíveis aos nossos países-membros, na Ásia emergente e em outras regiões”, declarou Georgieva.
“O início das operações do Centro do FMI em Xangai reflete plenamente a firme posição da China e do FMI na defesa da cooperação mutuamente benéfica”, afirmou Pan Gongsheng, chefe do Banco Popular da China, na cerimônia de inauguração.
Ele declarou que a inauguração do centro é de grande importância para aprofundar a colaboração entre o FMI e a China, aprimorar as trocas de políticas macroeconômicas e a coordenação entre os países da Ásia-Pacífico, e salvaguardar a estabilidade financeira global e regional, ao mesmo tempo que melhora a governança financeira global.
“O Banco Popular da China continuará trabalhando com o governo municipal de Xangai e o FMI para apoiar integralmente a construção e o desenvolvimento do Centro do FMI em Xangai”, disse Gongsheng.
Com informações da Xinhua.
