Nesta terça-feira, 16, logo cedo, a partir da 7h da manhã, horário de Xapuri, ocorreu a caminhada solene, que saiu da Casa de Chico Mendes ao túmulo do líder seringueiro. Momento tradicional de forte simbolismo e emoção.
Ao longo da semana, Xapuri terá exibições do Cine Juruá, debates com juventudes e, no dia 18, a Imersão na Resex Chico Mendes pela trilha que leva o nome do sindicalista (única atividade com inscrição prévia).
A partir do dia 19, a programação segue para Rio Branco, com oficinas de segurança digital e inteligência artificial no Sesc Centro, sessões de cinema e debates. O encerramento, no dia 22, data dos 37 anos do assassinato de Chico Mendes, traz a mesa “Direitos Humanos e Justiça Climática” no Museu dos Povos Acreanos e, à noite, o ato “Legado de Luz”, na Praça Povos da Floresta.
E hoje, no Viva Maria vamos ouvir a atriz Lucélia Santos, que em 1988 esteve no Acre, a convite do próprio Chico Mendes, para uma entrevista sobre a história de luta do ambientalista. Trechos da longa conversas em 2023 foram apresentados no espetáculo “Vozes da Floresta – Chico Mendes Vive” que conta a história de resistência do movimento dos seringueiros acreanos a partir da trajetória de Chico Mendes. Lucélia nos conta como foi o encontro com Chico e como nasceu o espetáculo que inclusive voltou aos palcos na COP30, em Belém.

7:39
