O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Guilherme Boulos (Psol), afirmou neste sábado (20.dez.2025) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) não demonstraram interesse em participar de ação social promovida pelo governo federal em comunidades periféricas paulistanas. A declaração foi feita durante o evento Governo do Brasil na Rua em Heliópolis, uma das maiores comunidades urbanas da capital paulista.
O representante do governo federal disse que a ausência de parceria com autoridades estaduais e municipais não comprometerá a continuidade dos programas federais nas comunidades. “Isso não vai impedir a gente de continuar trazendo os programas do governo do Brasil pra rua”, afirmou.
Durante sua fala, Boulos estabeleceu um contraste entre as bases de apoio político dos diferentes governantes. “Tem governador por aí que é aplaudido de pé na Faria Lima. O presidente Lula é aplaudido de pé aqui em Heliópolis, em Paraisópolis, nas comunidades e nas periferias desse Brasil. E vamos combinar que nos 2 casos quem aplaude tá certo. Quem aplaude o Tarcísio na Faria Lima tá certo, porque ele defende aquela turma lá. Quem aplaude o Lula aqui na comunidade tá certo também, porque ele defende o povo”, afirmou.
Uma das tarefas de Boulos tem sido encabeçar o programa, que vai até comunidades para oferecer serviços gratuitos. A 2ª edição foi realizada neste sábado em Heliópolis, na zona sul de São Paulo. Foram oferecidos serviços nas áreas de saúde, assistência social e previdência, como vacinação pelo SUS, atendimentos odontológicos e perícias do INSS. Também houve ações voltadas a animais de estimação. O governo federal planeja novas edições do programa em outras regiões.
