O empresário Fábio Luís Lula da Silva, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está no Brasil há cerca de 10 dias. Ele se mudou para a Espanha em julho de 2025 e voltou ao país para passar as festas de fim de ano. Está em São Paulo, onde tem casa.
Investigações da Polícia Federal sobre descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS citam indícios de que Lulinha, como Fábio Luís é conhecido, manteve relação de proximidade e até uma sociedade empresarial com Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido nos meios políticos como Careca do INSS e que está preso desde 12 de setembro de 2025. Lulinha não é investigado.
Em depoimento à Polícia Federal ao qual o Poder360 teve acesso, Edson Claro, ex-funcionário do Careca do INSS, afirmou que Lulinha recebeu pagamentos mensais de R$ 300 mil, tratado por ele como uma “mesada”.
A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que autorizou a nova fase da operação Sem Desconto, realizada na 5ª feira (18.dez.2025), menciona 3 vezes (duas de forma indireta e uma forma direta) Fábio Luís.
O documento diz que houve 5 pagamentos de R$ 300 mil feitos pelo Careca, tido como o principal articulador das fraudes na Previdência, para a lobista Roberta Luchsinger, amiga próxima de Lulinha. Ele aparece na investigação como “filho do rapaz”.
Roberta e Lulinha são amigos. Ambos viajaram juntos ao menos 6 vezes em 2024 e 2025, sendo uma delas para Portugal. Outros documentos da corporação aos quais este jornal digital teve acesso indicam que “filho do rapaz” seria Fábio Luís.
O filho do presidente deve retornar para a Espanha no início de janeiro. É possível que ele se encontre com Lula para o Natal. O presidente ainda não confirmou onde passará o feriado, se em Brasília ou em São Paulo.
