Foi publicada no Diário Oficial da União de 5ªfeira (18.dez.2025) a Lei 15.286 de 2025, que inclui o Carnatal no calendário turístico oficial do país. O evento acontece todos os anos em Natal (RN).
O Carnatal é considerado um dos maiores carnavais fora de época do Brasil e é realizado tradicionalmente no início de dezembro.
Segundo o Instituto Fecomércio do Rio Grande do Norte, a edição de 2024 movimentou R$ 112 milhões —um crescimento estimado de 51,8% em relação ao ano anterior.
A lei que inclui o Carnatal no calendário turístico do país teve origem no PL 3.034 de 2023, projeto de autoria do ex-deputado federal e atual prefeito de Natal, Paulinho Freire (União-RN).
Ao tramitar no Senado, o projeto foi aprovado em decisão terminativa na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), onde esteve sob a relatoria do senador Rogério Marinho (PL-RN).
“O Carnatal é um motor importante da economia potiguar; fortalece o comércio, os serviços e a cadeia produtiva do turismo na região”, afirmou ele em seu parecer.
Com informações da Agência Senado.
