O número de contas Ouro no Gov.br cresceu 142% de 2022 a 2025, segundo dados divulgados pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) nesta 5ª feira (18.dez.2025). Em dezembro de 2022, a plataforma registrava pouco mais de 32 milhões de usuários com esse nível de autenticação. Em dezembro deste ano, o total chegou a 77,8 milhões.
Atualmente, o Gov.br reúne cerca de 172 milhões de usuários e dá acesso a 4.600 serviços digitais federais, além de outros 8.300 serviços oferecidos por Estados e municípios. As contas Ouro são consideradas o nível mais seguro da plataforma e permitem acesso a todos os serviços disponíveis.
Segundo o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, o crescimento reflete a maior adesão da população ao governo eletrônico. Ele citou a pesquisa TIC Domicílios 2025, que apontou que 71% dos usuários de internet utilizaram algum serviço digital do governo nos últimos 12 meses.
“Os brasileiros estão cada vez mais utilizando o Governo Digital. Quando analisamos esse dado junto com o crescimento das contas Ouro, percebemos que as pessoas estão entendendo a importância de proteger o seu Gov.br”, afirmou Mascarenhas. “Ninguém compartilha a chave de casa ou do carro com estranhos; estamos caminhando para que as pessoas façam o mesmo com o Gov.br”, completou.
Para ampliar a segurança, o secretário recomenda que os usuários com conta Ouro ativem a Verificação em Duas Etapas. Segundo o ministério, 50% dos usuários desse nível já utilizam a ferramenta, que adiciona uma camada extra de proteção contra acessos indevidos.
Desde julho, o próprio sistema do Gov.br passou a incentivar a ativação da verificação adicional durante o login. O usuário pode adiar a configuração na 1ª tentativa, mas passa a receber lembretes por e-mail ou SMS e novas recomendações a cada acesso posterior.
Conta Ouro
Para obter uma conta Ouro, é necessário realizar reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral, utilizar o QR Code da CIN (Carteira de Identidade Nacional) ou recorrer a um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.
Entre os serviços mais acessados na plataforma estão Assinatura Gov.br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. O portal também permite a busca de serviços conforme o perfil do usuário, como estudante, trabalhador, agricultor, empreendedor ou turista.
Em caso de dúvidas, os cidadãos podem acessar o site gov.br/conta, utilizar o canal gov.br/atendimento ou procurar atendimento presencial nas unidades do Balcão Gov.br.
