A Ferrovia Transnordestina 2 realizou o 1º transporte de cargas de Bela Vista (PI) a Iguatu (CE) com um comboio de 20 vagões de milho que percorreu 585 km na 6ª feira (19.dez.2025). Segundo a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), a expectativa é que o transporte regular de cargas no trecho tenha início em 2026.
A viagem de estreia marcou o início dos testes operacionais da parte da ferrovia que corta Ceará, Piauí e Pernambuco. Com 1.206 km de extensão total, a obra tem conclusão integral projetada para 2028.
A FERROVIA
A Transnordestina 1 é considerada um projeto estratégico do Brasil para ligar o interior do Nordeste aos principais portos da região, facilitando o escoamento de grãos, açúcar, minério de ferro e outros produtos. A ferrovia atravessa Estados como Piauí, Ceará e originalmente Pernambuco, conectando áreas produtoras do interior aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). Isso reduz custos logísticos e a dependência do transporte rodoviário.
No projeto original, Pernambuco estava incluído, com o ramal ligando Salgueiro ao Porto de Suape, com 544 km de extensão. No entanto, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o Estado foi retirado do projeto.
A concessionária Transnordestina Logística S.A. afirmou a inviabilidade econômico-financeira de operar simultaneamente os portos (Suape e Pecém), e a decisão teve aprovação do TCU (Tribunal de Contas da União), tornando o trecho pernambucano suspenso temporariamente. Mas, supostamente por uma decisão eleitoreira, o atual governo do país reinseriu o trecho no projeto.
O ramal entre Salgueiro e Suape passou a fazer parte do Novo PAC (Novo Programa de Aceleração do Crescimento) e a estatal Infra S.A. foi designada para conduzir a construção e operação desse trecho, garantindo que Pernambuco volte a integrar a ferrovia oficialmente.
