Temperaturas disparam nos próximos dias sobre o Brasil. Onda de calor faz os termômetros ficarem até 12°C acima da média, de acordo com indicador de calor extremo.
- Veja também: Onda de calor continua atingindo o Brasil com temperaturas de quase 40°C até o início de 2026; confira

Durante este final de semana e nos últimos dias de 2025, a onda de calor continuará atuando sobre parte do país. O indicador de calor extremo aponta temperaturas até 12°C acima da média climatológica para o período.
o evento persiste por mais alguns dias e afeta com maior intensidade os estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Para facilitar a compreensão do cenário, utilizamos o Extreme Forecast Index (EFI) de temperatura do modelo ECMWF, que indica as áreas mais propensas à ocorrência de eventos extremos de calor nos próximos dias.
Lembrando que:
-
valores de EFI entre 0,5 e 0,8 (independentemente do sinal) podem ser geralmente considerados como indicativos de que é provável a ocorrência de condições meteorológicas “incomuns”;
-
valores de EFI acima de 0,8 (independentemente do sinal) geralmente indicam que é provável a ocorrência de condições meteorológicas “muito incomuns” ou extremas.
Acompanhe-nos para a previsão do tempo deste domingo (28) e o início da próxima semana.
Sudeste domina EFI com valores acima de 0,9
Como explicado anteriormente, valores acima de 0,8 no EFI, independentemente da variável analisada, representam uma provável ocorrência de evento meteorológico muito incomum. Valores acima desse limiar dominam o Sudeste do Brasil e devem persistir por pelo menos mais quatro dias.
À esquerda, observa-se a imagem referente a este domingo (28), onde é possível identificar uma grande mancha em tons amarelados e alaranjados sobre parte da Região Sul, Centro-Oeste e até mesmo do Nordeste do Brasil. Essas áreas estão sob influência da onda de calor, que provoca temperaturas acima da climatologia, caracterizando eventos incomuns.

Já na porção centro-leste do Brasil, abrangendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, predominam cores avermelhadas, indicativas de eventos muito incomuns e extremos para esta época do ano.
Na imagem da direita, observa-se que a duração do evento se prolonga por pelo menos sete dias, avançando para o ano de 2026. No entanto, a área afetada será menor em comparação com a prevista para o domingo (28), se concentrando sobre o Espírito Santo e Bahia.
Termômetros chegam aos 43°C
Os próximos dias serão marcados por calor intenso sobre áreas do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e também em outros estados do Nordeste do Brasil.

No Sul do Brasil, as altas temperaturas se concentram principalmente sobre o Paraná. No estado, os termômetros variam entre 30°C e 38°C neste domingo (28) e podem chegar aos 36°C na segunda-feira (29), com valores cerca de 5°C acima da média.
No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul será o estado mais impactado pela onda de calor. A previsão indica temperaturas entre 35°C e 37°C em praticamente todo o estado, tanto no domingo (28) quanto no início da próxima semana, com persistência do calor por dias.

O calor intenso também se espalha por grande parte do Nordeste, especialmente no interior da Região, onde as temperaturas se aproximam dos 40°C. Esse cenário se estende além do domingo (28) e deve persistir até, pelo menos, o dia 31 de dezembro.
No Sudeste do Brasil, os termômetros podem marcar temperaturas até 12°C acima da média climatológica. Os modelos indicam temperaturas na casa de 43°C na Região Metropolitana do Rio de Janeiro durante a tarde de domingo (28). Na segunda-feira (29), há previsão de ligeira queda, mas ainda com valores próximos dos 40°C.

Por fim, recordes de temperatura podem ser alcançados em diversas cidades do Sudeste neste domingo (28). A capital paulista tem previsão de máximas entre 37°C e 39°C, Belo Horizonte/MG pode registrar entre 33°C e 35°C, enquanto Vitória/ES deve variar entre 32°C e 34°C.
