Os trens da Linha 11-Coral da CPTM, em São Paulo, deixarão de circular entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé de 2ª feira (29.dez.2025) até 7 de janeiro de 2026. A interrupção será necessária para a passagem do Tatuzão, tuneladora usada nas obras de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô.
Durante o período, a Linha 11-Coral funcionará da seguinte forma:
- entre Estudantes e Corinthians-Itaquera;
- entre Tatuapé e Palmeiras-Barra Funda.
Não haverá circulação ferroviária entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé.
Os passageiros poderão utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô, com integração gratuita nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Para acompanhar o horário da CPTM, a Linha 3-Vermelha iniciará a operação às 4h.
Das 4h às 4h40, a circulação ficará restrita ao trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Depois desse horário, o funcionamento será integral. A estação Brás seguirá como opção de integração gratuita entre as linhas.
Além da Linha 3-Vermelha, os passageiros poderão utilizar o trecho leste da Linha 11-Coral e a Linha 12-Safira, com transferências nas estações Calmon Viana, Tatuapé e Brás.
De 29 a 31 de dezembro e de 5 a 7 de janeiro, o Metrô acionará o Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situações de Emergência), com reforço no atendimento e oferta de ônibus gratuitos nos horários de pico. Os veículos farão o trajeto entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera pela Radial Leste.
INTERDIÇÃO
A paralisação da Linha 11-Coral está ligada à passagem da tuneladora Shield, conhecida como Tatuzão, responsável pela escavação dos túneis da ampliação da Linha 2-Verde.
Segundo o governo de São Paulo, a obra tem início em uma área de solo arenoso, próxima à via da CPTM, na região da futura estação Penha, o que exige medidas adicionais de segurança.
Por esse motivo, o trecho ferroviário permanecerá desativado para monitoramento contínuo do solo. Em seguida, a tuneladora seguirá em direção ao poço de ventilação Soares Neiva, antes da futura estação Aricanduva.
As alternativas de transporte serão informadas aos passageiros pelos canais oficiais, com avisos sonoros e vídeos exibidos nos trens e nas estações, de acordo com o Metrô e a CPTM.
