O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), disse nesta 2ª feira (29.dez.2025) que seu país atingiu uma área portuária na Venezuela onde, segundo ele, embarcações carregam drogas.
“Houve uma grande explosão na área de docas onde eles carregam os barcos com drogas. Atingimos todos os barcos e agora atingimos a área”, disse Trump. Ele, porém, não deu mais detalhes.
Questionado sobre se os militares dos EUA estavam por trás da operação, Trump se recusou a dizer.
A fala foi realizada ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), na Flórida, onde eles se reúnem nesta 2ª feira (29.dez). Os 2 falaram rapidamente com jornalistas antes do encontro.
Na 6ª feira (26.dez.2025), Trump já havia dito que os EUA destruíram “uma grande instalação” na semana passada como parte da campanha de seu governo contra a Venezuela. Ele disse que seu país estava por trás de um ataque a uma “grande fábrica ou instalação”.
Trump vem ameaçando atacar alvos terrestres na Venezuela há semanas, enquanto os EUA lançaram ataques que destruíram ao menos 30 embarcações no mar do Caribe e no leste do oceano Pacífico. Autoridades norte-americanas afirmaram que os alvos podem incluir instalações de produção de drogas ou rotas de tráfico conhecidas.
