Os primeiros dias de 2026 será com o avanço de uma nova frente fria sobre o Brasil. O sistema provoca queda acentuada nas temperaturas e os termômetros marcam mínimas abaixo de 10°C
- Veja também: Calor, tempestades e volumes de 100 mm encerram 2025 no Brasil; veja a previsão e saiba o que esperar para a virada

Os primeiros dias de 2026 contará com o avanço de uma frente fria que trará chuvas para o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil. A tendência é de que o sistema frontal aumente os riscos de chuvas intensas e tempestades já neste primeiro final de semana do novo ano.
Após o avanço do sistema frontal, os modelos indicam queda nas temperaturas, que serão mais sentidas durante o amanhecer. Depois de dias com calor intenso, as temperaturas máximas apresentam quedas, mas de forma gradual. Confira com mais informações e detalhes o avanço da frente fria e a diminuição das temperaturas.
Frente fria avança pelo país a partir de quinta-feira
O próximo ano irá começar com a presença de uma frente fria que avança pelo Brasil a partir desta quinta-feira (1). O modelo de previsão do tempo indica chuvas na parte da manhã sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também no Paraná.

Com a chegada da tarde as chuvas aumentam de intensidade, além de a frente fria formar um corredor úmido ajudando a espalhar as chuvas pelo Centro-Oeste e Sudeste do país. Há riscos de chuvas intensas e tempestades no litoral do Paraná, Santa Catarina e de São Paulo. Além de chuvas fortes no sul de Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro.
A tendência é de que as chuvas ao longo das tardes se tornem recorrentes, ao menos até este domingo (4). Com chuvas muito intensas e tempestades previstas para o leste de Minas Gerais e Rio de Janeiro na tarde desta sexta (2) e bastante volumosas sobre o litoral paulista e interior do Mato Grosso do Sul.

Nos dias seguintes as chuvas perdem intensidade e os riscos de tempestades diminuem, mas ainda existem. A precipitação irá se concentrar na faixa entre o leste do Sudeste e o interior de Rondônia. No domingo (4) a tendência é de aumento, novamente, na intensidade das chuvas sobre o Espírito Santo com potencial para transtornos.
Temperaturas mínimas abaixo de 10°C
Após a passagem da frente fria e em meio a sua atuação sobre o Sudeste, as temperaturas vão diminuir, principalmente sobre a Serra Catarinense e Gaúcha. Ao menos até este sábado (3) as temperaturas mínimas variam entre 15°C e 22°C na Região Sul, parte do Sudeste e alguns pontos do Centro-Oeste.

Há previsão também de temperaturas máximas mais amenas em comparação com o deste final de semana onde os termômetros bateram os 37°C em diversos municípios do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Entre a sexta-feira (2) e o domingo (4) as máximas se aproximam dos 30°C, contudo serão poucas cidades que irão superar este valor.
A atenção se volta para a temperatura mínima, onde haverá queda brusca entre o sábado (3) e domingo (4). Na Serra Catarinense e Gaúcha os termômetros caíram entre 5°C e 8°C, indicando uma pequena chance de geada na região. Nas demais regiões do Sul do Brasil, as temperaturas ficam entre 10°C e 15°C.

Aos poucos o ar frio avança para outras localidades do Brasil e ainda na manhã do domingo, os termômetros marcam temperaturas na casa dos 13°C no sul do Paraná, enquanto que na porção norte do estado a temperatura permanece elevada.
