O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), comemorou nesta terça-feira, 30/12, a convocação de mais 847 aprovados em concursos públicos das Forças de Segurança do Amazonas. A convocação vai ao encontro de negociações lideradas pelo deputado-presidente ao longo de 2025.
“Com o anúncio do governador Wilson Lima, o Estado ganha em mais segurança. Os profissionais irão reforçar o efetivo na capital e em todo o interior. São 847 profissionais das Forças de Segurança do Estado que, a partir do próximo ano, estarão nas ruas resguardando a população. Isso é empenho e dedicação do Governo do Estado, mas é fruto também do trabalho da Assembleia Legislativa, que é sempre atuante em demandas relacionadas à Segurança Pública”, declarou Cidade.
A partir do novo chamamento, o total de profissionais convocados pelo Governo do Estado chega a 3,7 mil. Eles passam a compor as forças da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
Participaram da coletiva de anúncio, ao lado do presidente Cidade, os deputados estaduais Delegado Péricles (PL) e Cabo Maciel (PL).
Distribuição
De acordo com o governador Wilson Lima, a distribuição dos novos profissionais vai priorizar os municípios do interior com o intuito de fortalecer a presença das Forças de Segurança nessas localidades.
Na Polícia Militar do Amazonas (PMAM), estão sendo convocados 100 oficiais e 500 alunos soldados do cadastro reserva. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM) será reforçado com a convocação de 15 oficiais e 100 alunos soldados, todos também do cadastro reserva. E a Polícia Civil (PC-AM) contará com a incorporação de 94 novos profissionais, sendo 15 delegados, sete peritos, 25 escrivães e 47 investigadores.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) será contemplada com a convocação de mais 38 profissionais, sendo um técnico de nível superior e 37 assistentes operacionais, fortalecendo áreas estratégicas de apoio, planejamento e integração das forças de segurança. Outros 112 aprovados para a SSP-AM também já haviam sido convocados, além de 308 do Detran-AM.
