O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja, de perigo, para 12 Estados e o Distrito Federal, valendo da meia-noite às 23h59min desta 6ª feira (2.jan.2026), devido à previsão de tempestades, ventos intensos e queda de granizo.
O instituto aponta para chuva de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, e rajadas de vento que podem variar de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos e descargas elétricas.
De acordo com o Inmet, foram incluídos no alerta 2.368 municípios nos Estados listados abaixo. Confira aqui a lista completa de municípios.
Unidades Federativas incluídas no alerta laranja (perigo):
- Bahia;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Paraná;
- Piauí;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo;
- Tocantins.
Além disso, o instituto emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para chuvas intensas também válido de meia-noite a 23h59min desta 6ª feira (2.jan). Estão previstas chuvas (de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia) e ventos intensos (de 40 a 60 km/h).
O Inmet adverte para um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Ao todo, são 3.411 municípios incluídos no alerta amarelo nos Estados listados abaixo. Confira aqui a lista completa.
Unidades Federativas incluídas no alerta amarelo (perigo potencial):
- Acre;
- Amazonas;
- Bahia;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Pará;
- Paraná;
- Piauí;
- Rio de Janeiro;
- Rondônia;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- São Paulo;
- Tocantins.
Mapa mostra localidades afetadas por alerta amarelo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia)
As instruções para os moradores das localidades afetadas com os alertas é, em caso de ventos, não se abrigar debaixo de árvores, pois há riscos de queda e descargas elétricas, e não estacionar perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
O Inmet orienta que, caso seja possível, os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia sejam desligados. Para obter mais informações, procure a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Os termômetros no país continuam a marcar altas temperaturas, especialmente nas capitais do Sudeste e do Nordeste. No Rio e em Vitória, as máximas desta 6ª feira (2.jan) atingem os 37 ºC, com mínima de 24 ºC e 25 ºC, respectivamente. Já em São Paulo, os termômetros variam de 22º C a 29º C ao longo do dia.
Em Salvador, a máxima é de 33 ºC e a mínima de 24 ºC, enquanto em Teresina a variação é de 24 ºC a 35 ºC.
