Com o ataque à Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro (PSUV, esquerda), o presidente dos EUA (Estados Unidos), Donald Trump (Partido Republicano), afirmou que empresas norte-americanas irão explorar o petróleo venezuelano. As declarações foram dadas neste sábado (3.jan.2026), em entrevista a jornalistas.
Segundo Trump, o “regime socialista” venezuelano “roubou” a indústria de petróleo dos Estados Unidos “com violência”. Declarou: “Foi tirado de nós como se fossemos bebês e não fizemos nada. Eu teria feito algo”.
Com a intervenção petrolífera, Trump disse que os EUA “farão dinheiro para o país”. Conforme o norte-americano, os ganhos com o petróleo serão uma forma de “reembolso” aos “danos” que, segundo ele, a Venezuela causou aos Estados Unidos. “Muito dinheiro será tirado do chão”, declarou.
ENTENDA
Os Estados Unidos realizaram um ataque contra a Venezuela na madrugada deste sábado (3.jan). O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e sua mulher, Cilia Flores, foram capturados. Segundo Trump, eles foram levados para fora do país.
Explosões, aeronaves e fumaça preta foram vistos em Caracas por volta das 2h no horário local (3h no horário de Brasília) durante aproximadamente 90 minutos, segundo testemunhas ouvidas pela agência de notícias Reuters e por imagens que circulam nas redes sociais. Um apagão afetou a área sul da cidade, próxima a uma importante base militar.
Leia mais sobre a ofensiva norte-americana à Venezuela:
