O ataque dos Estados Unidos à Venezuela, realizado neste sábado (3.jan.2026), virou meme nas redes sociais. Entre as piadas, imagens do presidente venezuelano, Nicolás Maduro (PSUV, esquerda), e comparações com outros países latinos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou que Maduro e a mulher, Cilia Flores, foram levados para fora do país por via aérea. Autoridades norte-americanas disseram que eles responderão acusações criminais.
Eis algumas publicações:

Aparentemente las fuerzas de defensa venezolanas no fueron tan efectivas. pic.twitter.com/OmClRardqf
— Stanley del 56% (@stanleybostero) January 3, 2026


⚠️ AO VIVO: Força Aérea Brasileira rumo a Caracas para defender a irmã Venezuela do ataque imperialista estadunidense. pic.twitter.com/hFqwzfUNcS
— Joaquin Teixeira (@JoaquinTeixeira) January 3, 2026

*toda Latinoamérica durmiendo*
la sub-trama de Venezuela:pic.twitter.com/LaDr7HbWYQ
— nico (@_niicogutierrez) January 3, 2026


ENTENDA
O presidente Trump afirmou ter realizado um ataque “de larga escala” contra a Venezuela neste sábado (3.jan). Em publicação na plataforma Truth Social, Trump disse ter capturado Maduro e sua mulher, Cilia Flores.
Segundo Trump, eles foram levados para fora do país por via aérea. O governo dos EUA não deu mais detalhes sobre a operação. Realizará uma declaração a jornalistas ainda neste sábado (3.jan), às 13h (horário de Brasília). Autoridades venezuelanas afirmam desconhecer o paradeiro de Maduro.
Explosões, aeronaves e fumaça preta foram vistos em Caracas por volta das 2h no horário local (3h no horário de Brasília) durante aproximadamente 90 minutos, segundo testemunhas ouvidas pela agência de notícias Reuters e por imagens que circulam nas redes sociais. Um apagão afetou a área sul da cidade, próxima a uma importante base militar.
Leia mais sobre a ofensiva norte-americana à Venezuela:
