As tropas norte-americanas levaram 47 segundos para capturar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (PSUV, esquerda). A informação foi divulgada por Donald Trump (Partido Republicano) neste sábado (3.jan.2026), durante entrevista a jornalistas depois do ataque ao país latino.
Segundo Trump, Maduro chegou até a porta para escapar, mas não conseguiu fechá-la a tempo. “Foi muito difícil”, declarou. Apesar da dificuldade, o norte-americano considera que a operação foi “extraordinária”.
Assista (57min52s):
Na entrevista, Trump disse que “nenhuma outra nação no mundo poderia ter alcançado o que os Estados Unidos fizeram”. Segundo o governo, não houve mortes de tropas norte-americanas nem perda de equipamentos, mas não foram divulgadas informações sobre mortes de civis.
MADURO
Trump, novamente, afirmou que Maduro é líder do Cartel de los Soles –suposto esquema de narcotráfico atribuído a altos oficiais das Forças Armadas venezuelanas. Disse que o presidente será julgado em um tribunal de justiça e que as “evidências de seus crimes serão apresentadas”.
Antes das declarações de Trump, a chefe do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Pam Bondi, já havia anunciado que Maduro e a mulher, Cilia Flores, foram formalmente acusados pelo Tribunal do Distrito Sul de Nova York.
Segundo Bondi, as acusações que pesam sobre Maduro são: conspiração de narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos e conspiração para a posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos contra os Estados Unidos. Eis a íntegra (PDF – 557 kB).
ENTENDA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), realizou um ataque de larga escala contra a Venezuela neste sábado (3.jan). Capturou Nicolás Maduro e sua mulher, Cilia Flores.
Explosões, aeronaves e fumaça preta foram vistos em Caracas por volta das 2h no horário local (3h no horário de Brasília) durante aproximadamente 90 minutos, segundo imagens que circulam nas redes sociais. Um apagão afetou a área sul da cidade, próxima a uma importante base militar.
Leia mais sobre a ofensiva norte-americana à Venezuela:
- EUA atacam Venezuela e Trump diz ter capturado Maduro
- Líderes latino-americanos reagem ao ataque dos EUA à Venezuela
- Veja imagens dos ataques dos EUA à Venezuela
- Maduro foi “preso para responder acusação criminal nos EUA”, diz senador
- Vieira condenou ataque dos EUA, diz chanceler venezuelano
- Múcio diz que situação na fronteira com Venezuela é tranquila
- Trump publica foto de Maduro capturado em rede social; veja
- Mais grave agressão do século, diz PT sobre ação dos EUA
- Petróleo “roubado” deve ser devolvido, diz JD Vance
- Governo da Venezuela pede manifestação de organizações internacionais
- Maduro e mulher serão julgados em Nova York, diz governo dos EUA
- Venezuela fecha fronteira com Brasil depois de ataque dos EUA
- Lula diz que ataque à Venezuela é inaceitável
- Colômbia mobiliza força pública à fronteira com a Venezuela após ataque
- Governo Lula discute ataques dos EUA à Venezuela
- Internautas fazem memes sobre ataque dos EUA à Venezuela
