Primeira-dama da Venezuela, Cilia Flores de Maduro é advogada e figura política do chavismo. Neste sábado (3.jan.2026), foi capturada pelos Estados Unidos com o marido Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) durante uma operação militar realizada na Venezuela.
O governo americano afirma que Flores responderá a acusações relacionadas a narcotráfico e terrorismo. O presidente dos EUA, Donald Trump (republicano), disse que ela e Maduro ficarão presos em Nova York.
Flores é conhecida como a “1ª combatente” na estrutura do chavismo. Entrou para a política no início dos anos 2000 e foi eleita deputada. Tornou-se a 1ª mulher a presidir a Assembleia Nacional da Venezuela, de 2006 a 2011, período em que consolidou influência entre aliados.
Depois, assumiu o cargo de procuradora-geral entre 2012 e 2013. A partir de 2013, já casada civilmente com Maduro, passou a atuar como conselheira direta do presidente.
Desde 2018, EUA e Canadá incluíram o nome de Flores em listas de sanções econômicas, com bloqueio de bens e restrições de viagem. Os governos afirmam que ela integra o núcleo que sustenta o poder chavista. O episódio elevou o desgaste diplomático e ampliou a pressão sobre Caracas.
ENTENDA
Os Estados Unidos realizaram um ataque contra a Venezuela neste sábado (3.jan). O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e sua mulher, Cilia Flores, foram capturados. Segundo Trump, eles foram levados para fora do país.
Explosões, aeronaves e fumaça preta foram vistos em Caracas por volta das 2h no horário local (3h no horário de Brasília) durante aproximadamente 90 minutos, segundo imagens que circulam nas redes sociais. Um apagão afetou a área sul da cidade, próxima a uma importante base militar.

Leia mais sobre a ofensiva norte-americana à Venezuela:
- EUA atacam Venezuela e Trump diz ter capturado Maduro
- Líderes latino-americanos reagem ao ataque dos EUA à Venezuela
- Veja imagens dos ataques dos EUA à Venezuela
- Maduro foi “preso para responder acusação criminal nos EUA”, diz senador
- Vieira condenou ataque dos EUA, diz chanceler venezuelano
- Múcio diz que situação na fronteira com Venezuela é tranquila
- Trump publica foto de Maduro capturado em rede social; veja
- Mais grave agressão do século, diz PT sobre ação dos EUA
- Petróleo “roubado” deve ser devolvido, diz JD Vance
- Governo da Venezuela pede manifestação de organizações internacionais
- Maduro e mulher serão julgados em Nova York, diz governo dos EUA
- Venezuela fecha fronteira com Brasil depois de ataque dos EUA
- Lula diz que ataque à Venezuela é inaceitável
- Colômbia mobiliza força pública à fronteira com a Venezuela após ataque
- Governo Lula discute ataques dos EUA à Venezuela
- Internautas fazem memes sobre ataque dos EUA à Venezuela
