A Venezuela fechou a fronteira com o Brasil na manhã deste sábado (3.jan.2026) em Pacaraima, Roraima. A Ação foi tomada depois de os Estados Unidos atacarem o território venezuelano e capturarem o presidente Nicolás Maduro (PSUV, esquerda). Militares e viaturas do Exército brasileiro foram posicionados próximos ao marco fronteiriço. As informações são da Globo.
Durante a operação, Maduro e a mulher, Cilia Flores, foram retirados do país por via aérea. O senador Mike Lee (Partido Republicano-Utah) declarou, em publicação no X, que o presidente venezuelano responderá à acusação criminal nos Estados Unidos.
A PF (Polícia Federal) confirmou a mudança na fronteira. “A PF observou redução no fluxo migratório e informou que a Venezuela fechou sua fronteira hoje”, declarou à Globo o diretor da PF, Andrei Rodrigues.
ENTENDA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou ter realizado um ataque “de larga escala” contra a Venezuela neste sábado (3.jan). Em publicação na plataforma Truth Social, Trump disse ter capturado Maduro e sua mulher, Cilia Flores.
Segundo Trump, eles foram levados para fora do país por via aérea. O governo dos EUA não deu mais detalhes sobre a operação. Realizará uma declaração a jornalistas ainda neste sábado (3.jan), às 13h (horário de Brasília). Autoridades venezuelanas afirmam desconhecer o paradeiro de Maduro.
Explosões, aeronaves e fumaça preta foram vistos em Caracas por volta das 2h no horário local (3h no horário de Brasília) durante aproximadamente 90 minutos, segundo testemunhas ouvidas pela agência de notícias Reuters e por imagens que circulam nas redes sociais. Um apagão afetou a área sul da cidade, próxima a uma importante base militar.
Leia mais sobre a ofensiva norte-americana à Venezuela:
