O secretário de Reformas Econômicas do ministério da Fazenda, Marcos Pinto, deixou o cargo nesta 2ª feira (5.jan.2026). O ministro Fernando Haddad já havia antecipado sua saída em novembro de 2025. O substituto ainda não foi anunciado. A mudança foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).
Marcos Pinto era responsável pela política microeconômica do ministério, como revisão de benefícios fiscais, modernização de marcos regulatórios, propostas de tributação sobre renda de capital, agenda de crédito, infraestrutura financeira e mudanças no mercado de capitais. O ex-secretário afirmou que sairia para voltar à iniciativa privada e se dedicar a sua família.
“Está chegando a hora, histórias boas terminam, está chegando a hora de eu voltar para a iniciativa privada, voltar a cuidar da minha família, que está sentindo, infelizmente, muito a minha falta ainda. então acho que isso vai acontecer em breve. eu e o ministro não discutimos os detalhes, mas deve acontecer em breve”, disse o secretário em novembro, durante entrevista a jornalistas.
Marcos Pinto teve atuação na elaboração e tramitação da Reforma Tributária e da proposta de isenção do IR (Imposto de Renda) para quem ganha até R$ 5.000. O então secretário participou inclusive de audiências no Congresso para defender as medidas. Seu substituto só deve ser anunciado depois do retorno de Haddad das férias.
