Se você quer fugir do agito das praias e aliviar o calor do verão, essas cachoeiras incríveis no sul de Santa Catarina são ideais, oferecendo além das quedas d’água, trilhas leves e belas piscinas naturais. Saiba mais abaixo.

Enquanto o litoral de Santa Catarina atrai milhares de turistas para suas praias durante a temporada de verão, várias cidades do interior catarinense vêm ganhando destaque por oferecer uma opção mais tranquila, longe do agito e igualmente refrescante, com paisagens exuberantes.
Essas cidades abrigam belas quedas d’água, trilhas e piscinas naturais, ideais para quem procura se refrescar longe do agito. Hoje, você vai descobrir aqui 5 delas localizadas no sul do estado. Acompanhe abaixo.
5 cachoeiras incríveis no sul catarinense
Descubra aqui 5 destinos com cachoeiras com paisagens incríveis e águas próprias para banho no sul do estado catarinense. Esses destinos ainda não são muito conhecidos da maioria da população, o que os torna ideais para quem busca uma experiência mais tranquila e reservada.
Cachoeira do Bianchini – Siderópolis
Está localizada na comunidade do Rio Jordão Médio, a cerca de 10 km do Centro de Siderópolis. A queda d’água tem cerca de 12 metros de altura, e o acesso é feito por trilha curta e leve.
É considerada uma das melhores opções para passeios em família na região, pois tem fácil acesso e uma boa área verde para descanso e banho.
Cachoeira Fontanella – Siderópolis
Outra boa opção em Siderópolis é a Cachoeira Fontanela, localizada próximo da comunidade do Rio Jordão, a cerca de 8 km do Centro da cidade, em um balneário de mesmo nome.
Bancos de pedra formam a cachoeira, que tem fácil acesso e é possível estacionar o carro bem próximo ao local e aproveitar a água e a natureza exuberante.
Cachoeira do Cirenaica – Treviso
A Cachoeira do Cirenaica, considerada uma das mais bonitas do estado catarinense, tem águas límpidas e geladas, e queda de cerca de 15 metros de altura, com águas desembocando em um pequeno cânion.
Está localizada na comunidade de Guanabara, a cerca de 11 quilômetros do Centro da cidade de Treviso. O caminho é por estrada de chão, porém, bem sinalizado.

Para chegar até ela, é preciso percorrer aproximadamente 300 metros, que podem ser feitos por uma trilha de chão batido ou por uma escadaria.
A cachoeira faz parte do Parque Bela Vista, que possui infraestrutura completa, com estacionamento, restaurante e área de camping, e oferece atividades como tirolesa e sky bike.
Cachoeira do Cantão – Nova Veneza
A Cachoeira do Cantão está localizada na comunidade de São Bento Baixo, a cerca de 10 km do Centro da cidade de Nova Veneza. Mas detalhe: ela fica dentro de uma propriedade particular, então a entrada é cobrada e o acesso só é permitido com guias autorizados.

A sua queda principal tem cerca de 50 metros, e a trilha até o local possui 1,5 km de extensão e nível de dificuldade fácil.
Contudo, o ponto mais bonito e visitado nela fica acima dessa queda principal, onde há uma piscina natural de borda infinita onde é possível tomar banho e ter uma boa vista da natureza nas alturas.
Cachoeira da Cortina – Timbé do Sul
A Cachoeira da Cortina está localizada na comunidade de Rocinha, a cerca de 10 km do Centro de Timbé do Sul. A queda d’água tem em torno de 52 metros de altura, escorrendo por um paredão rochoso de basalto.
A parte inferior da cachoeira tem uma piscina natural rasa onde é possível tomar banho. O percurso até ela é feito através de uma trilha de 1,5 km em meio à mata densa, de nível fácil, sinalizada e com duração média de 15 a 25 minutos.
A cachoeira fica dentro de uma propriedade particular, mas o acesso é gratuito, desde que o visitante esteja acompanhado de um guia local.
Referências da notícia
Cachoeiras escondidas em cidades de SC viram aposta para fugir do calor no verão. 04 de janeiro, 2026. Isabela Baldin Nascimento.
Tesouros naturais: descubra 4 cachoeiras escondidas em SC com banho liberado. 12 de novembro, 2025. Thiago Hockmüller.
