Além da onda de calor sobre o Nordeste, uma situação pré-frontal vai impulsionar a formação de um calor escaldante também sobre a região Sudeste durante este final de semana. Temperaturas podem chegar a 40°C.
- Mais informações: Nordeste vai continuar com pouca chuva e calor de quase 40°C

Entre essa Sexta-feira (9) e o Sábado (10), um ciclone extratropical irá se formar sobre a América do Sul, com centro sobre o Uruguai. Na sequência, sua frente fria associada avançará por estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo.
O avanço deste sistema, por sua vez, configurará uma situação pré-frontal sobre as regiões ao norte de sua abrangência – Nominalmente, o Sudeste e o Nordeste, regiões que já tem sido afetadas por ondas de calor severas nos últimos dias de 2025 e neste início de 2026. Isso ocasionará um aquecimento significativo nos próximos dias.

Já a partir deste sábado (10), o efeito da pré-frontal intensificará o calor especialmente sobre o estado de São Paulo, atingindo máximos de temperatura no domingo (11). Na região metropolitana da capital paulista, as temperaturas podem chegar a até 34°C, enquanto em outros municípios como Araçatuba os termômetros chegam a até 37°C.
Mas não é só São Paulo que será afetado por temperaturas altíssimas. No Alto Paranaíba, em Minas Gerais, temperaturas similares e próximas dos 35°C serão registradas; e no Rio de Janeiro, há possibilidade de temperaturas ainda mais altas, de até 40°C, envolvendo grande parte do estado – inclusive a região metropolitana da capital e o Sul Fluminense.

Durante a segunda-feira (12) e a terça-feira (13), com uma formação maior de nebulosidade e chuva devido à passagem da frente fria, as temperaturas caem ligeiramente em parte de São Paulo. Ainda assim, as máximas em diversos municípios paulistas permanecerão acima dos 30°C, e no Rio de Janeiro temperaturas de até 40°C continuarão se formando.
Calor se intensifica também no Nordeste
A região Nordeste, por sua vez, está sofrendo com um calor intenso já a muito tempo. Embora o comportamento seja climaticamente comum na região neste período, as temperaturas estão atingindo patamares acima da média já a um bom tempo, e podem continuar assim.

Esse calor escaldante continuará sendo sentido entre este sábado (10) e a terça-feira (13) em grande parte do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e norte da Bahia. A abrangência do calor pode ser observada na imagem acima.
Além disso, o nordeste segue registrando umidades relativas do ar baixíssimas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos para valores entre 30% e 20%, enquanto os modelos de previsão indicam valores de umidade ainda mais baixos, chegando a até 17%. Isso aumenta os riscos à saúde e impulsiona a formação de incêndios florestais e queimadas.

Estas condições climáticas ainda tendem a ser duradouras, continuando além da terça-feira (13). Com isso, o resultado é que a próxima semana inteira será marcada por um calor acima da média em grande parte do Brasil, com destaque para a região Sudeste (especialmente São Paulo e Rio de Janeiro) e uma grande porção da região Nordeste, como pode ser observado na imagem acima.
