Sudeste vai registrar aumento das chuvas na semana. O início da semana era uma combinação de calor intenso e risco de intensas tempestades. Confira a previsão do tempo e as áreas em risco.
- Mais informações: O que esperar das chuvas nesta semana no Brasil: risco de tempestades e acumulados de mais de 100 mm

Uma mudança de padrão vai ocorrer no Brasil nos próximos dias, com aumento das chuvas no Brasil Central e, consequentemente, sobre boa parte do Sudeste do Brasil nesta semana.
Devido ao avanço da fraca frente fria, uma condição pré-frontal atua sobre o Sudeste do Brasil, o que é caracterizada pela atuação de ventos de quadrante norte, com aumento das temperaturas. Esse cenário vem atuando desde o fim de semana e se mantém no início da semana, mas com aumento do potencial de chuvas, o que resulta em maior risco de chuvas fortes e de tempestades.
Segunda-feira: calor de 40°C e risco de tempestades severas
Na segunda-feira (12), as chuvas acontecem a partir da tarde, com maior potencial de ocorrência e risco entre as 16 e 20h. Alertas para o centro-norte e leste de São Paulo, norte de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro.
Devido à ocorrência das chuvas após o período das temperaturas máximas, por volta das 15 horas, o calor será intenso e pode chegar aos 34°C na região da capital paulista e aos 35°C na porção central e norte do estado de São Paulo. No sul de Minas Gerais e na região de Belo Horizonte, as temperaturas atingem os 32°C e 31°C, respectivamente.

Devido ao calor intenso e à previsão de chuva, a região metropolitana da capital São Paulo possui maior potencial de chuvas intensas e de tempestades severas.
Já no Rio de Janeiro, como não há previsão de chuvas para ajudar a arrefecer, as temperaturas sobem bastante e podem atingir os 40°C na região metropolitana da capital e proximidades.
Terça-feira: calor diminui e a chance de chuva aumenta
Devido ao aumento do potencial de chuvas no Brasil Central, os ventos de norte diminuem e as temperaturas não conseguem subir tanto em boa parte do Sudeste na terça-feira (13). O calor continua, com temperaturas máximas de até 33°C no estado de São Paulo e de 30°C em Minas Gerais e no Espírito Santo. Já no Rio de Janeiro, as temperaturas não atingem os 40°C, mas podem chegar aos 38°C.
A partir da tarde, as instabilidades começam a se desenvolver e atingem uma maior parte do Sudeste. Alerta para todo o estado de São Paulo, para o centro-norte e região do Triângulo Mineiro em Minas Gerais, no centro e norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. As chuvas acontecem de forma bastante pontual, com maior probabilidade para o centro-sul e norte paulista e Triângulo Mineiro.
Quarta-feira: aumenta o risco de tempestades
Na quarta-feira (14), as chuvas aumentam no Sudeste e as temperaturas máximas diminuem mais. Calor de 30°C em boa parte da Região, com valores mais elevados, de até 35°C no Rio de Janeiro.

As chuvas que ocorrem a partir do meio da tarde vão trazer um bom refresco posterior, mas há elevado potencial de transtornos. Alerta de chuvas intensas e de tempestades para todo o estado de São Paulo, para o Rio de Janeiro, norte, centro e Triângulo Mineiro em Minas Gerais e no Espírito Santo. As áreas que recebem os maiores volumes são São Paulo e Triângulo Mineiro.
