As instabilidades aumentam sobre o Brasil nesta terça-feira. A previsão mostra riscos de chuvas intensas e de tempestades, o que deixa 13 estados sob alerta e com potencial para transtornos.
- Veja também: O que esperar das chuvas nesta semana no Brasil: risco de tempestades e acumulados de mais de 100 mm

O fim de semana foi marcado por temperaturas elevadas em parte do Brasil Central, mas também por registros de chuvas intensas e episódios de tempo severo no Paraná.
No restante desta segunda-feira (12), as temperaturas seguem elevadas no Sudeste, com máximas próximas aos 40°C. Além do calor intenso, há potencial para pancadas de chuva na região, assim como chuvas espalhadas pelo Centro-Oeste, Norte e por áreas do Sul e do Nordeste do Brasil.
Nesta terça-feira (13), as chances de chuva aumentam em grande parte do país. Os modelos meteorológicos indicam risco de chuvas intensas e tempestades, colocando 13 estados em alerta. Confira a lista:
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Minas Gerais
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Goiás
- Amazonas
- Acre
- Rondônia
- Pará
- Tocantins
- Maranhão
Confira, a seguir, a previsão do tempo com mais informações e detalhes para esta terça-feira (13).
Centro-Sul sob alerta para chuvas intensas e tempestades
Durante o fim de semana, a atuação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical provocou tempo severo no Paraná. Nesta segunda-feira (12), ainda há previsão de chuva para o estado, porém com menor intensidade. Esse cenário se prolonga para a terça-feira (13), quando aumentam os riscos de chuvas intensas e tempestades.
Ao longo da tarde de terça (13), as instabilidades ganham força na região. As temperaturas elevadas, acima dos 30°C em todo o Sudeste, aliadas à alta umidade, favorecem a formação de nuvens carregadas e o desenvolvimento de chuvas e tempestades.

As precipitações vêm acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas, com maior potencial sobre a porção central de São Paulo e o centro-leste de Minas Gerais. As capitais São Paulo/SP e Belo Horizonte/MG ficam em alerta para chuvas intensas, com risco de transtornos, assim como outras áreas dos dois estados.
Outros estados também permanecem em alerta devido ao risco de chuvas fortes e tempestades, caso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Nessas áreas, há potencial para alagamentos, enxurradas e prejuízos aos produtores rurais.

Em Goiás, as chuvas atuam em grande parte do estado, com maior intensidade no centro-leste. No Mato Grosso, as precipitações se concentram principalmente na porção sul, próxima à divisa com o Mato Grosso do Sul, que também registra chuvas em áreas do leste, centro e oeste do estado.
Chuvas atingem o Norte e parte do Nordeste do Brasil
Pancadas de chuva também são previstas para a Região Norte e para parte do Nordeste, com destaque para o Maranhão. Nessas regiões, as chuvas têm ocorrido de forma frequente, principalmente no período da tarde, em função do aumento das instabilidades.

Esse padrão se mantém nesta terça-feira (13), com alertas para chuvas fortes e intensas nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará e Tocantins. Há risco de tempestades, o que exige atenção especial dos moradores de áreas mais vulneráveis.
Enquanto grande parte do Nordeste enfrenta temperaturas elevadas e tempo seco, parte do Maranhão segue em condição oposta. No estado, há previsão de chuvas fortes durante a tarde de terça-feira (13), atingindo principalmente as regiões central e sul do território maranhense.

Os maiores acumulados ficam por conta do oeste amazonense e do estado acreano com volumes variando entre 30 e 45 mm. Há pontos em que os acumulados superam os 60 mm. Mais próximo ao Nordeste, os volumes de chuva diminuem e não superam os 25 mm.
