Nesta quarta-feira a previsão do tempo indica a presença de temperaturas elevadas, chuvas e riscos de tempestades espalhadas por 20 estados do Brasil. O que permite que boa parte do país fique em alerta.

A presença de umidade nas camadas mais altas da atmosfera (500 hPa, ou seja, ~5.000 m de altitude) dá suporte às instabilidades observadas e previstas sobre o Sudeste, Centro-Oeste e a porção norte da Região Sul nesta quarta-feira (14).
No entanto, o dia não será marcado apenas por pancadas de chuva e risco de tempestades. O calor também ganha destaque em parte do Brasil, mantendo as temperaturas elevadas em áreas da Região Sul e, principalmente, no Nordeste, onde os termômetros se aproximam dos 40°C.
Diante desse cenário, alguns estados permanecem em alerta tanto para tempestades quanto para o calor intenso. Veja o mapa abaixo.

Confira a seguir a previsão do tempo com mais informações e detalhes sobre as áreas afetadas nesta quarta-feira (14).
Sudeste e Centro-Oeste sob risco de tempestades
A quarta-feira (14) começa com céu encoberto em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste. Em alguns pontos, o dia inicia com variação de nebulosidade e presença de sol. No entanto, áreas do norte e noroeste de Mato Grosso têm riscos de tempestades durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Até o final da manhã, a tendência é de tempo parcialmente nublado, com possibilidade de garoa em algumas localidades, à medida que as nuvens carregadas se espalham pela região. Com isso, a área com potencial para chuva se amplia, atingindo o estado de São Paulo e o interior de Minas Gerais, especialmente o Alto Paranaíba.
Durante a tarde, as instabilidades ganham força e há risco de pancadas intensas e tempestades sobre o litoral de Santa Catarina e do Paraná, grande parte do Sudeste (com exceção do Espírito Santo), a divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o interior de Goiás. Toda essa faixa permanece em estado de alerta.

A previsão indica o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, a Região Metropolitana de São Paulo e o sul do Rio de Janeiro como áreas com maior potencial para tempestades e transtornos na tarde desta quarta-feira (14), devido à elevada probabilidade de chuva e à alta densidade de descargas elétricas.

As chuvas podem ser acompanhadas de rajadas de vento e raios, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e galhos. A recomendação é evitar áreas de risco e acompanhar atentamente os alertas emitidos pela Defesa Civil do seu estado.
Calor no Sul e temperaturas próximas de 40°C no Nordeste
O calor segue presente sobre boa parte do Brasil ainda nesta terça-feira (13). Em vários pontos do país, os termômetros superam facilmente os 30°C e, associados à nebulosidade, intensificam a sensação de tempo abafado.

As temperaturas elevadas também marcam presença na Região Sul durante a tarde desta quarta-feira (14), com máximas próximas ou superiores aos 30°C no Rio Grande do Sul e no oeste e leste de Santa Catarina. Como exemplo, confira a previsão de temperaturas máximas para algumas capitais nesta quarta-feira (14):
- Porto Alegre/RS: máxima de 32°C;
- Florianópolis/SC: máxima de 30°C;
- Natal/RN: máxima de 32°C;
- Fortaleza/CE: máxima de 30°C.
No interior do Nordeste, a situação é ainda mais preocupante. A região enfrenta vários dias sem chuva, acompanhados de temperaturas acima dos 35°C. Nesta quarta-feira (14), o cenário se mantém, com calor intenso sobre o Ceará, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e o norte da Bahia.

Em Petrolina/PE, por exemplo, a temperatura máxima pode chegar aos 38°C, valor semelhante ao previsto para Patos/PB e Assú/RN. Nos demais municípios do interior nordestino, as máximas variam entre 33°C e 37°C. Além do calor, a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30%, mantendo a região em estado de atenção.
