A missão Artemis II deverá ser a primeira a enviar uma tripulação à Lua desde a Apollo 17 em 1972, um evento iminente que promete ser histórico! Veja as últimas notícias.

O Centro Espacial Kennedy (KSC, em inglês), na Flórida, foi palco de um dos testes mais importantes antes do início da missão Artemis II. Em 20 de dezembro de 2025, foi realizado um teste de demonstração de contagem regressiva, um dos preparativos finais para esta missão histórica.
Treinamento antes da decolagem
Naquele dia, os astronautas Victor Glover, Reid Wiseman, Christina Koch e Jeremy Hansen vestiram seus trajes espaciais laranja, acenaram para as câmeras e subiram a bordo da espaçonave Orion, no topo do foguete Space Launch System (SLS), como se o lançamento real fosse acontecer naquele mesmo dia.
Its finally 2026 the year NASA astronauts are expected to fly around the Moon!
2026 could mark one of the most significant moments in space exploration in decades.
NASA is gearing up to launch Artemis IIthe first crewed mission to the Moon since Apollo 17 in 1972. Slated pic.twitter.com/35BxtGQwBo
— Astronomy Vibes (@AstronomyVibes) January 7, 2026
Assim, a tripulação repetiu meticulosamente cada etapa, desde o deslocamento até a plataforma de lançamento até o momento de se acomodar na espaçonave, incluindo a verificação de todos os sistemas. Nada foi deixado ao acaso para que nenhum detalhe fosse esquecido no dia do lançamento.
O prazo está se aproximando rapidamente, já que a missão Artemis II está programada para ser lançada ao espaço não antes de 6 de fevereiro — em menos de um mês. Se tudo correr bem, esta deverá ser a primeira missão espacial a se aproximar do nosso satélite natural desde a Apollo 17, em dezembro de 1972!
O retorno à Lua!
Artemis II é a segunda missão espacial do programa Artemis da agência espacial americana, a NASA. Seu principal objetivo é testar a funcionalidade da espaçonave Orion, que será lançada em órbita pelo veículo lançador SLS.
A missão Artemis II levará três astronautas americanos e um canadense para orbitar a Lua antes de retornar à Terra, seguindo um perfil de voo semelhante ao da missão Apollo 13.
Essa missão, que terá duração de cerca de 10 dias, permitirá o teste em condições reais de todos os sistemas do programa Artemis antes da missão final: Artemis III. No entanto, a Artemis II já se configura como um evento histórico, pois será a primeira missão espacial tripulada a deixar a órbita da Terra e sobrevoar a Lua em mais de cinquenta anos.
A taste of whats to come.
This animation reveals in vivid detail how the Artemis II mission will launch from @NASAKennedy, fly around the Moon, and splash back down on Earth all with four astronauts aboard. Watch the full version here: https://t.co/QpBvVYgxsZ pic.twitter.com/YexT3gqn3L
— NASA (@NASA) February 10, 2025
No entanto, a missão mais aguardada continua sendo a Artemis III, atualmente programada para 2027, mas que pode ser adiada para 2028, segundo diversas fontes próximas ao programa. O objetivo desta missão final do programa Artemis é levar humanos de volta à superfície da Lua, algo que não acontece desde a Apollo 17, em 1972.
A Artemis III deverá levar quatro astronautas de volta à superfície do nosso satélite natural, onde permanecerão por seis dias e meio, se tudo correr conforme o planejado. Esta missão será a primeira de uma série destinada a realizar estadias prolongadas na superfície lunar para estudá-la e desenvolver as técnicas necessárias para missões tripuladas mais distantes à superfície de Marte.
Referência da notícia
Artemis 2 : dans 60 jours, ces quatre astronautes tenteront le voyage du siècle vers la Lune. 31 de dezembro, 2025. Aymeric Geoffre-Rouland.
