O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, está enfrentando dificuldades para que a Polícia Federal cumpra as ordens que tem determinado a respeito das investigações do caso do Banco Master. Primeiro, o magistrado pediu a prisão de uma pessoa na 2ª feira (12.jan.2026), mas a PF executou o mandado apenas nesta 4ª feira.
Depois, o ministro determinou que todos os materiais apreendidos na opção desta 4ª fossem imediatamente lacrados e acautelados no STF, para serem periciados pelas autoridades competentes. A ideia de Toffoli é que assim sejam evitados vazamentos e dispersão dos dados. Só que até o final da tarde os equipamentos não tinha sido levados até o gabinete de Toffoli. O ministro estão soltou esta nota:
“Nota do Gabinete do Ministro Dias Toffoli.
“Tendo em vista que os materiais apreendidos ainda não foram encaminhados a esta Suprema Corte, esclareço que para a custódia dos aparelhos e seus respectivos materiais telemáticos impõem-se que as autoridades custodiantes os mantenham eletricamente carregados e em modo desacoplado das redes telefônicas e de wi-fi, para a devida preservação de seu conteúdo e oportuna extração e periciamento pela autoridade encarregada.
“Essa responsabilidade é dos executores da ordem proferida”.
