PF faz nova operação contra fraudes do Banco Master
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, a segunda fase da Operação Compliance Zero, que aprofunda as investigações sobre suspeitas de irregularidades envolvendo o Banco Master. Entre os alvos de busca e apreensão está novamente o banqueiro Daniel Vorcaro, que já tinha sido preso na primeira etapa da operação, em novembro do ano passado. A irmã, o cunhado e um primo do dono do Master também são alvos.
A operação também mira o empresário e investidor Nelson Tanure, conhecido no mercado brasileiro por investir em empresas com dificuldades financeiras, e o empresário João Carlos Mansur, fundador da Reag Capital Holding. Mansur já tinha sido alvo da PF em outubro de 2025, sob suspeita de participar de um esquema de lavagem de dinheiro do PCC.
Nesta etapa, os investigadores cumprem 42 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados em São Paulo, na Bahia, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, além do bloqueio de bens no valor de R$ 5,7 bilhões. As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, que, mesmo assim, já armou um esquema para atrapalhar as investigações…
As investigações de Moraes que só interessam a ele
Sobre o contrato milionário firmado entre o fraudulento Banco Master e o escritório de advocacia de sua família Alexandre de Moraes se recusa a falar. E o que ele fez agora? O ministro do Supremo Tribunal Federal decidiu abrir um inquérito para investigar uma possível quebra de sigilo fiscal de ministros da Corte e de seus parentes que envolveria a Receita Federal e o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).
Moraes quer saber quem vazou as informações sobre as relações do Master com a banca de advogados chefiada pela mulher dele, que levou uma bolada mesmo sem praticamente trabalhar para o banco de Daniel Vorcaro.
O ministro Dias Toffoli também defende que se investigue o possível vazamento de informações de negócios da família dele com fundos de investimento ligados ao Banco Master… Investigar as fraudes e a possível participação de ministros do STF no esquema parece que ninguém quer…
“Filho de peixe”: Lulinha e os “imóveis dos amigos”…
Seguindo o exemplo do pai, Fábio Luís Lula da Silva usufrui de imóveis “de amigos”… Antes de se mudar para a Espanha, no meio do ano passado, ele morava num apartamento em área nobre de Moema, zona sul de São Paulo. O imóvel pertence oficialmente a Jonas Suassuna, ex-sócio de Lulinha e também dono no papel do sítio do Lula em Atibaia.
Agora já se sabe também que, quando o “Ronaldinho dos negócios” vai a Brasília, ele fica hospedado em uma casa luxuosa na QI 26 do Lago Sul. O imóvel está alugado pela lobista Roberta Luchsinger, melhor amiga da mulher de Lulinha. Ela é investigada por participação no roubo contra aposentados e pensionistas do INSS.
Roberta trabalha para Antonio Carlos Camilo Antunes, principal operador das fraudes, que está preso desde setembro. Conhecido como “Careca do INSS”, ele fez depósitos de R$ 300 mil na conta de uma empresa de Roberta. Esse dinheiro, de acordo com depoimento de um ex-auxiliar do “Careca” à Polícia Federal, teria sido repassado a Lulinha.
Mesmo com o filho de Lula morando em Madri, na Espanha, a casa do Lago Sul continua sendo frequentada por um homem que se apresenta como “secretário” dele…
Flávio Bolsonaro quer economia no “estilo Paulo Guedes”
Um dos interlocutores de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com o mercado financeiro, o ex-secretário de Desenvolvimento Social de São Paulo Filipe Sabará participou, na segunda-feira, de um encontro com representantes de grandes bancos. A reunião foi na sede de uma grande corretora da Faria Lima, em São Paulo. Participaram executivos dos seguintes bancos e gestoras: JP Morgan; Itaú; Itaú Asset; Bradesco; Bradesco Asset; e Kapitalo.
Na conversa, Sabará disse que a candidatura de Flávio ao Palácio do Planalto é “para valer” e que o senador “vai até o fim”. E ele fez uma prévia” do que seria a política econômica em um governo Flávio Bolsonaro. Sabará afirmou que o senador manteria os pilares do ex-ministro Paulo Guedes, com foco no equilíbrio fiscal e na redução de impostos.
Milei reduz inflação anual na Argentina em 7 vezes
A Argentina terminou 2025 com uma inflação acumulada de 31,5%, o menor índice anual registrado no país em oito anos, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec). Quando Milei assumiu a presidência, a inflação anual era de 211%.
Rede social X volta a ser acessada na Venezuela
A Venezuela voltou a ter acesso à rede social X, depois do bloqueio imposto há mais de um ano pelo ditador deposto Nicolás Maduro, quando ele teve a sua reeleição questionada.
A rede social X foi suspensa na Venezuela em agosto de 2024, quando Maduro acusou o bilionário Elon Musk de fazer parte de um “golpe de Estado cibernético” contra ele. Acusou ainda a plataforma de violar leis nacionais e de incitar ódio e guerra civil no país.
O acesso ao X está sendo restabelecido aos poucos pelas operadoras telefônicas. Integrantes do regime chavista, como a presidente interina, Delcy Rodríguez, já voltaram a usar a plataforma. A conta de Maduro no X também foi reativada nessa terça-feira. No perfil foi publicada uma foto do ditador com a mulher, Cilia Flores, também capturada pelos Estados Unidos, ao lado de Delcy Rodríguez. A legenda é a seguinte: “Já se passaram 11 dias desde o sequestro deles”.
“Diplomata” Joesley se encontra com presidente interina da Venezuela
O empresário brasileiro Joesley Batista, da J&F, teve encontro reservado com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, na última sexta-feira, em Caracas. O conglomerado da família Batista tem interesses comerciais no país, sobretudo nos setores de alimentos e de energia.
Os dois conversaram sobre a estabilidade do governo provisório, sobre o nível de apoio dado a Delcy pelo regime chavista depois da captura de Nicolás Maduro e ainda sobre perspectivas de investimentos na Venezuela.
Mesmo não sendo representante diplomático, político e nem enviado pelo governo brasileiro, Joesley mantém o governo Lula informado sobre essas movimentações em Caracas.
Ele também repassou percepções positivas da conversa que teve com Delcy ao governo dos Estados Unidos, a empresários americanos e a políticos e investidores brasileiros.
Irã não interrompe massacre de manifestantes e ameaça EUA
O Irã avisou a países vizinhos que vai atacar bases militares dos Estados Unidos no Oriente Médio se for bombardeado pelos americanos. A informação foi passada por um oficial iraniano de alto escalão à agência de notícias Reuters.
Ainda segundo o oficial iraniano, o governo do Irã pediu a aliados dos Estados Unidos no Oriente Médio “que impeçam Washington de atacar”.
O post RESUMO DE NOTÍCIAS – 14/01/2026 apareceu primeiro em Revista Timeline.
