O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), confirmou que vai deixar o cargo em abril para se candidatar ao Senado por Pernambuco. Na 3ª feira (13.jan.2026), o ministro, que é deputado federal licenciado, disse que tem conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a saída do ministério.
“Estou trabalhando muito para cada vez mais consolidar a nossa candidatura ao Senado. Me sinto pronto e preparado para representar Pernambuco no Senado Federal. Tive o privilégio de ser vereador do Recife, deputado estadual, secretário de Estado, deputado federal e agora ministro. Por tudo isso, me sinto pronto”, disse o ministro em nota enviada à CBN Recife.
Ele declarou, segundo a rádio, que a desincompatibilização será em abril, seguindo o calendário legal. Silvio, que é aliado do prefeito do Recife, João Campos (PSB), afirmou que conhece “os desafios econômicos e sociais do nosso Estado” e que tem certeza de que será “uma bela campanha” para apresentar “propostas que dialogam com o futuro de Pernambuco”. E acrescentou: “Eleição majoritária não depende apenas de um desejo pessoal, mas, sim, de um conjunto de fatores”.
O ministro enfatizou que estará ao lado de Lula na campanha. “Tenho conversado com o presidente Lula, que cada vez mais tem me estimulado a disputar o Senado porque ele sabe que sempre procurei fazer política com decência, lealdade e correção”, disse. “Vamos juntos, ao lado do presidente Lula, continuar trabalhando muito nos próximos anos pelo futuro do nosso Estado”.
Desde o início do 3º mandato de Lula, 15 ministros já deixaram seus postos. O mais recente foi Ricardo Lewandowski, que estava à frente da pasta da Justiça e Segurança Pública. Ele citou razões pessoais e familiares para entregar a carta de demissão.
Silvio se tornou ministro em setembro de 2023, quando Lula rearranjou a Esplanada para dar mais espaço ao Centrão. Márcio França (PSB), que ocupava seu lugar, foi realocado para o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Deputado federal desde 2018, Silvio já havia afirmado diversas vezes seu desejo de disputar o Senado. Em novembro, durante entrevista ao Bom Dia, Ministro, ele agradeceu publicamente o apoio de Lula à sua pré-candidatura.
“Quero ter o privilégio de ser candidato ao Senado e quero publicamente agradecer o apoio e a confiança do presidente Lula à nossa pré-candidatura ao Senado em 2026. Eu aprendi na vida que gratidão se retribui com gratidão. Se o povo de Pernambuco nos der o privilégio de ser senador da República, vamos trabalhar muito por Pernambuco, mas muito pelo Brasil”, disse na ocasião.
