O atacante brasileiro Vini Jr. foi alvo de insultos racistas proferidos por um grupo de pessoas nas proximidades do estádio Carlos Belmonte, em Albacete, na Espanha. Os xingamentos foram registrados nesta 4ª feira (14.jan.2026), horas antes da partida entre Albacete e Real Madrid pelas oitavas de final da Copa do Rei da Espanha.
Os vídeos que registraram os ataques preconceituosos foram divulgados por veículos de comunicação espanhóis, incluindo o jornal AS. As gravações mostram pessoas reunidas nos arredores do estádio cantando músicas ofensivas ao jogador do Real Madrid.
O Albacete, clube que disputa a segunda divisão do campeonato espanhol e mandante da partida, publicou uma mensagem em suas redes sociais condenando o caso: “Chega de racismo, isso é completamente vergonhoso. Não é a imagem que representa o povo de Albacete nem o clube”.

Vini Jr., de 25 anos, tem enfrentado repetidos episódios de discriminação racial no futebol espanhol. Desde 2022, foram registradas 18 denúncias legais relacionadas a comportamentos racistas contra o brasileiro.
Em maio de 2025, a justiça espanhola estabeleceu um precedente histórico ao condenar 5 pessoas à prisão por insultos racistas dirigidos ao jogador. A condenação veio depois do caso durante partida em que o Real Madrid venceu o Valladolid por 2 a 0 em 2022.
Para o confronto desta 4ª feira no Carlos Belmonte, o atacante brasileiro foi escalado como titular pelo técnico Álvaro Arbeloa. Até o momento, o Real Madrid não se manifestou sobre o episódio.
