O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta 5ª feira (16.jan.2026) com o presidente do Panamá, José Raúl Mulino (Realizando Metas, direita), sobre a situação venezuelana depois da intervenção militar dos Estados Unidos no início do ano. A conversa foi iniciada por Mulino. Os líderes também discutiram a próxima visita de Lula ao Panamá, marcada para o final deste mês.
Os 2 presidentes abordaram o cenário na Venezuela depois da operação militar americana de 3 de janeiro, que capturou Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) e colocou a vice-presidente Delcy Rodríguez no poder.
Em seu perfil oficial no X, Lula disse que, na conversa com Mulino, ambos reiteraram a importância de preservar a paz e a estabilidade na América Latina e no Caribe.
“Concordamos, também, sobre a necessidade de fortalecimento das Nações Unidas e a defesa do direito internacional e do diálogo”, declarou Lula.

Este foi o 7º contato de Lula com líderes internacionais desde a semana passada para tratar da situação venezuelana. Anteriormente, o presidente brasileiro conversou com os presidentes da Colômbia, México, Espanha e Rússia, e com os primeiros-ministros do Canadá e Portugal sobre o mesmo tema.
Lula também destacou os preparativos para sua visita ao Panamá. Ele mencionou a abertura do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, do qual participará, no dia 28 de janeiro.
Lá, os líderes se reunirão para discutir comércio, investimentos e cooperação, alinhados à adesão do Panamá como estado associado ao Mercosul. “Tratamos dos preparativos para a visita que farei ao Panamá para participar da abertura do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, no próximo dia 28 de janeiro”, escreveu Lula.
