O Conselho Deliberativo do São Paulo Futebol Clube aprovou nesta 6ª feira (16.jan.2026) o impeachment do presidente Julio Casares. Foram 188 votos a favor da saída do dirigente do cargo.
Para que Casares fosse destituído, eram necessários pelo menos 171 votos favoráveis, o equivalente a ⅔ do total de conselheiros. A votação foi secreta e realizada em formato híbrido.
A análise do impeachment foi autorizada na última 2ª feira (12.jan) pela 3ª Vara Cível do Butantã, que definiu as regras do processo. Para que a reunião fosse válida, era necessário quórum mínimo de 75% do Conselho, o equivalente a 191 conselheiros dos 254 aptos a votar. Participaram 223 conselheiros: 168 no Salão Nobre do Morumbis e 55 on-line.
Antes da votação, Casares expôs sua defesa. Depois, os signatários do pedido de impeachment também apresentaram os argumentos de acusação.
Com a aprovação do impeachment, o presidente do Conselho, Olten Ayres, deverá convocar uma Assembleia Geral em até 30 dias.
Nesse período, Casares ficará afastado, e o vice-presidente Harry Massis Junior, de 80 anos, assume interinamente o comando do clube até a realização da votação dos sócios convocada por Ayres.
ENTENDA
O pedido de impeachment de Casares foi protocolado pela oposição do São Paulo diante das investigações da Polícia Civil de São Paulo que apuram suspeitas de desvios de dinheiro no clube.
A ação examina movimentações de valores superiores a R$ 10 milhões que envolvem integrantes da alta cúpula da instituição.
A apuração começou a partir de uma denúncia anônima e resultou na abertura de um inquérito que investiga saques milionários em dinheiro e atuação de dirigentes em crimes de associação criminosa, apropriação indébita e furto qualificado.
O São Paulo não é alvo da investigação. O clube é tratado pela polícia como possível vítima das irregularidades.
Há ainda na ação uma frente que investiga um esquema de venda clandestina de camarotes do Morumbis em shows. A suspeita levou ao afastamento de Mara Casares, ex-mulher de Julio Casares. Ela ocupava no São Paulo o cargo de Diretora Feminina, Cultura e de Eventos.
