O avanço da frente fria em direção norte, a formação de uma ZCAS e a entrada de uma intensa massa de ar frio fará o panorama meteorológico mudar completamente no Brasil, ocasionando chuvas intensas e uma queda significativa das temperaturas no país.
- Mais informações: Chuvas atingem as 5 regiões do Brasil e podem provocar até 100 mm neste fim de semana

Ao longo deste final de semana, uma frente fria começa a avançar pelo Brasil, trazendo chuvas significativas novamente para a região Sul. Os acumulados totais até o domingo (18) atingem volumes moderados, ultrapassando os 50 mm e chegando a até 70 mm em alguns municípios, onde podem causar transtornos como alagamentos.
O avanço desta frente fria, que pode ser observado no vídeo acima, marca o início de uma intensa mudança nas condições meteorológicas, que se consolidará a partir da segunda-feira da semana que vem.
Chuvas se intensificam no Brasil central
Ao longo da segunda-feira (19), a frente fria se deslocará em direção norte e, até o final do dia, deixará de atuar numa porção majoritária da região Sul – onde a maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do extremo sul do Paraná passam a registrar tempo mais firme e seco, embora tempestades continuem sendo registradas no norte paranaense.

Na própria segunda-feira, como podemos notar na imagem acima, as tempestades se deslocam para o estado de São Paulo, que pode registrar chuvas volumosas ao longo do dia. Isso auxiliará, mesmo que brevemente, no aumento dos níveis dos reservatórios de água da região.
Já na terça-feira (20) e na quarta-feira (21), o sistema se deslocará ainda mais para norte, dando origem a uma faixa de nebulosidade intensa e precipitação forte entre diversos estados do Sudeste e do Centro-Oeste, que pode permanecer estacionária ao longo dos dias seguintes.

Essa situação pode ser observada na imagem acima e, entre os estados que serão atingidos pelas tempestades, estão:
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Minas Gerais
- Bahia (chuvas localizadas)
- Goiás
- Distrito Federal
- Mato Grosso
Além disso, estados da região Norte como Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, e Tocantins continuarão registrando pancadas de chuvas, que podem se tornar mais frequentes e intensas ao longo da semana que vem.
Haverá formação de nova ZCAS?
Em baixos níveis da atmosfera, a presença de uma grande área de convergência de umidade (um rio atmosférico que se estende desde o sul da Floresta Amazônica até o Oceano Atlântico Sul) será capaz de alimentar e impulsionar a formação de tempestades nos estados mencionados acima.

Em altos níveis atmosféricos, a presença de sistemas como um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis sobre o nordeste e a Alta da Bolívia sobre a porção central da América do Sul ajudam a solidificar um novo episódio de ZCAS ao longo da semana que vem, impulsionando as chuvas intensas da região.
Mas não é só o regime que chuvas que muda a partir de segunda-feira. As temperaturas também serão afetadas pelo avanço destes sistemas meteorológicos, especialmente no centro-sul do Brasil.
Temperaturas caem no centro-sul do país
Já nas primeiras horas da madrugada de segunda-feira (19), após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio intensa começará a avançar sobre o Rio Grande do Sul, fazendo as temperaturas caírem em todo o território gaúcho.

Até o final da segunda-feira (19), a massa de ar frio terá avançado também sobre Santa Catarina e Paraná e, ao longo da terça-feira (20), afetará também estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul. De maneira menos intensa, quedas na temperatura também serão percebidas no Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais e parte de Goiás
Diversos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podem registrar temperaturas mínimas próximas dos 10°C durante a madrugada de segunda feira. Na Serra catarinense, as temperaturas chegam a até 5°C e, pontualmente, podem cair ainda mais, gerando novos episódios de geada localizada em pleno verão.
Por isso, para não ser pego de surpresa pelas chuvas intensas e pelo frio, não deixe de acompanhar as próximas atualizações sobre a previsão do tempo aqui no portal da Meteored | Tempo.com.
