Sidney Oliveira, presidente da rede de farmácias Ultrafarma, que anunciou que vai fechar todas as suas lojas físicas em São Paulo para abrir uma única unidade, diz que a inspiração para a nova estratégia surgiu em um jantar na casa de Íris Abravanel, empresária e viúva do apresentador Silvio Santos. De acordo com ele, também participaram desse encontro os empresários Luiza Trajano, ex-CEO da Magazine Luiza, e Luciano Hang, dono da Havan.
Em nota à imprensa (leia a íntegra ao final do texto), a Ultrafarma diz que aposta em um novo modelo de consumo e padrão de experiência para o consumidor inspirados em ideias de Luiza Trajano, atual presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza. A rede de farmácias vai fechar todas as 7 lojas físicas localizadas na zona sul de São Paulo e abrir uma única unidade de 3.000 metros quadrados na zona norte da capital paulista. O espaço terá uma farmácia de manipulação e uma ótica.
O presidente da Ultrafarma disse que o objetivo não deve ser espalhar lojas pelo país, mas concentrar eficiência e experiência em uma única unidade. “Quando vi o que a Luiza construiu, percebi que o futuro não está em espalhar lojas pequenas, mas em criar um lugar onde tudo funcione melhor para quem compra”, afirmou.
PRISÃO
Sidney Oliveira foi preso temporariamente em agosto de 2025, investigado pela operação Ícaro por um suposto esquema de corrupção junto a auditores fiscais do Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo). O empresário foi solto 3 dias depois com imposição de medidas, como uso de tornozeleira eletrônica.
O esquema investigado pelo MPSP (Ministério Público de São Paulo) incluía a manipulação de processos administrativos para liberar a quitação de créditos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) das empresas envolvidas. Estima-se movimentação de cerca de R$ 1 bilhão em propina desde 2021.
Leia abaixo a íntegra do comunicado da Ultrafarma à imprensa:
“Após 25 anos, Sidney Oliveira anuncia virada histórica na Ultrafarma e aposta em um novo modelo de consumo no Brasil
Inspirado na filosofia de Luiza Trajano, o fundador da Ultrafarma aposta em uma megaloja na Zona Norte de São Paulo e em um novo padrão de experiência para o consumidor
“Depois de 25 anos à frente de uma das marcas mais populares do varejo farmacêutico brasileiro, Sidney Oliveira, fundador e presidente da Ultrafarma, prepara uma mudança estrutural que promete reposicionar a empresa e provocar o setor. Em silêncio absoluto e sob rigoroso sigilo, o empresário trabalha na criação de uma megaloja-conceito, integrada a um novo e robusto ecossistema de e-commerce, com foco total na experiência do consumidor.
“A decisão envolve o fechamento definitivo de todas as unidades localizadas na Avenida Jabaquara, incluindo a unidade da Estação Saúde Ultrafarma, e a concentração da operação física em um único espaço de grande porte, que será instalado na Zona Norte de São Paulo, com mudança prevista para acontecer em curtíssimo prazo. Com cerca de 3 mil metros quadrados, a nova superloja contará, além da tradicional venda de medicamentos e serviços, com uma Ótica Ultrafarma e uma farmácia de manipulação, com o objetivo de oferecer o máximo de praticidade em um só lugar. A estrutura terá ainda entrega expressa para diversas regiões da Grande São Paulo, enquanto as entregas para todo o Brasil continuam sendo realizadas a partir do grande e moderno centro de distribuição da Ultrafarma, com 15 mil metros quadrados, localizado em Santa Isabel (SP).
“Mais do que uma simples troca de endereço, o projeto representa uma virada de mentalidade. A ideia começou a tomar forma durante um jantar na casa de Íris Abravanel, empresária e viúva de Silvio Santos (1930 – 2024), evento que reuniu Sidney Oliveira, Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, e Luciano Hang, conhecido como “Véio da Havan”. A inspiração veio de um dos cases mais emblemáticos do varejo nacional: a megaloja Magalu, concebida sob a liderança de Luiza Trajano, referência absoluta quando o assunto é inovação centrada no cliente. Após a inauguração da unidade, Sidney visitou a loja em pleno funcionamento, e a experiência fortaleceu ainda mais sua convicção, ajudando a consolidar o conceito do novo projeto.
“‘Eu sempre acreditei que o consumidor precisa de facilidade, clareza e respeito. Quando vi o que a Luiza construiu, percebi que o futuro não está em espalhar lojas pequenas, mas em criar um lugar onde tudo funcione melhor para quem compra”, afirma Sidney Oliveira. ‘É menos dispersão, mais eficiência e uma experiência muito mais completa’.
“O novo modelo aposta em menos pontos físicos e mais inteligência operacional, com uso eficiente de inteligência artificial para otimizar processos. Com a redução de custos a partir do fechamento de outras unidades e a concentração da operação em um único espaço, a empresa ganha escala e eficiência, o que permite praticar preços ainda mais baixos e competitivos, além de ampliar o volume de vendas. A proposta é que o cliente encontre, em um único ambiente, tudo o que precisa, do medicamento básico ao atendimento rápido e ágil.
“‘Essa mudança não é sobre fechar lojas. É sobre iniciar uma nova era de inovação. O consumidor mudou, e a Ultrafarma precisa acompanhar essa mudança com coragem e visão”, resume o empresário. “Estamos desenhando algo que melhora a compra, facilita o atendimento e fortalece a relação das pessoas com a Ultrafarma’.
“O projeto está em fase avançada de implantação, com equipes técnicas trabalhando dia e noite, sete dias por semana, na adaptação do imóvel e no desenho da nova operação. Detalhes como investimento, endereço e parceiros permanecem sob confidencialidade estratégica, reforçando o caráter disruptivo da iniciativa.
“Com essa movimentação, Sidney Oliveira novamente sinaliza um novo caminho para o varejo farmacêutico brasileiro, apostando em escala, experiência e centralização, um modelo que dialoga diretamente com o que há de mais avançado no varejo nacional e que pode redefinir a forma como o consumidor se relaciona com as farmácias no país.”
