Uma explosão em uma fábrica na região da Mongólia Interior, no norte da China, deixou 2 mortos e 8 desaparecidos. Outras 84 pessoas foram encaminhadas para o hospital. Segundo a agência estatal Xinhua, a Comissão de Segurança do Trabalho vai supervisionar a investigação.
Conforme a agência, a explosão se deu na tarde de domingo (18.jan.2026), no horário local, em uma fábrica de chapas localizada na parte oeste da cidade de Baotou.
O Ministério de Gestão de Emergências disse que pediu às autoridades locais que organizem operações de busca e resgate de forma científica, evitando acidentes secundários. Também solicitou uma investigação rápida sobre a causa do acidente.
De acordo com a Xinhua, o incidente foi causado pela explosão de um tanque de água saturada e vapor com capacidade de 650 metros cúbicos.
Dos 84 feridos levados ao hospital, 5 estão em estado grave e 79 apresentam ferimentos leves.
Uma operação de resgate está em andamento. Também está sendo realizada uma avaliação sobre o impacto ambiental da explosão.
O monitoramento feito pelos departamentos de proteção ambiental, até o momento, não detectou efeitos adversos na qualidade do ar ou do solo nas imediações.
Leia mais:
