Previsões indicam uma mudança no panorama meteorológico do país, redução das chuvas no Brasil central e retorno de um calor intenso para o centro-sul do país ao longo da semana que vem.

Essa semana será marcada pela atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que causará chuvas extremas sobre estados da região Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte até o início da semana que vem.
No entanto, previsões já indicam possibilidade de enfraquecimento das chuvas ao longo da semana que vem, especialmente a partir da terça-feira (27)
Chuvas reduzem na semana que vem
A partir da terça-feira (27), ainda há possibilidade de pancadas de chuva em toda a região afetada pela ZCAS, mas elas ocorrerão de maneira mais esparsa e localizada, fazendo assim os acumulados de chuva diários reduzirem nos municípios afetados.

Com isso, embora não haja previsão de que as chuvas parem completamente, nem de que qualquer tipo de estiagem venha a acontecer no Brasil central, ainda assim os volumes de chuva podem cair de maneira expressiva ao longo da semana que vem.
Na imagem abaixo, é possível observar que os acumulados totais de chuva entre os dias 26 de Janeiro e 02 de Fevereiro podem até mesmo ficar abaixo da média numa faixa do Brasil central que compreende justamente parte da região que estava sendo atingida pela ZCAS (cores marrons), trazendo um alívio para diversos estados após as chuvas intensas desta semana.

Além disso, as temperaturas também podem mudar bastante na semana que vem, com o fim da atuação de uma massa de ar frio, a redução da nebulosidade e o retorno do sol intenso.
Temperaturas voltam a aumentar no centro-sul
Ao longo desta semana, as regiões Sul e Sudeste do Brasil estão sendo afetadas por uma massa de ar frio, que avançou pelo país após a passagem de uma frente fria intensa e está fazendo as temperaturas caírem. No entanto, esse panorama pode mudar completamente já na semana que vem.

Na imagem acima, é possível observar a atuação desta massa de ar frio ao longo da semana atual. No entanto, já na próxima semana, as temperaturas voltam majoritariamente a patamares dentro da média.
Além disso, um calor mais intenso do que o normal pode se instaurar no oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e também no Mato Grosso do Sul, além do extremo oeste de São Paulo. Como é possível observar na imagem abaixo, há previsão de temperaturas acima da média nestas regiões.

Como resultado disso, mas previsões indicam que, já na segunda-feira (26), todo o oeste de RS, SC e PR; praticamente todo o MS; e também o extremo oeste de SP estarão registrando temperaturas máximas de 35°C.
Há inclusive a possibilidade de que termômetros cheguem a valores próximos dos 40°C no final da semana que vem, nos primeiros dias de Fevereiro – Lembrando, claro, que os valores exatos podem variar de município para município.
