Até o final desta semana, o ar frio se dissipará e dará espaço para um novo episódio de calor intenso na região Sul, com termômetros chegando a 40°C em diversos municípios do RS, SC e PR.
- Mais informações: Massa de ar frio derrubou temperaturas no Sul

O tempo Região Sul do Brasil tem sido marcado, ao longo desta semana, pela ocorrência de temperaturas muito baixas e ausência de chuvas significativas. Nesta terça-feira (20), a massa de ar frio que tem avançado pela região atingiu sua máxima intensidade, fazendo vários municípios registrarem temperaturas abaixo dos 10°C.
Ainda de acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nesta quarta-feira (21) as temperaturas mínimas já ficaram em patamares mais elevados, sendo que nenhuma estação registrou mínimas abaixo dos 10°C, o que já sinaliza um aumento das temperaturas ao longo dos próximos dias.
Calor retorna para a região Sul
Ao longo do restante desta semana, a tendência é de que, gradualmente, a massa de ar frio se dissipe e deixe de atuar sobre a região Sul. Aos poucos, as temperaturas que estão, neste momento, abaixo da média, passam para patamares acima da média.

O aquecimento será mais expressivo nos municípios a oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Já nesta sexta-feira (23), muitos municípios estarão registrando temperaturas máximas acima dos 30°C durante a tarde. Até o domingo (25), as temperaturas terão aumentado ainda mais drasticamente.
A previsão de Extreme Forecast Index (EFI) do modelo ECMWF para temperaturas máximas ainda indica que condições meteorológicas muito incomuns ou extremas são prováveis na região Sul, com destaque para o norte do Paraná, corroborando a previsão de calor severo para a região a partir deste final de semana.

Com isso, a conclusão é de que, até o final desta semana, as temperaturas vão aumentar significativamente na região Sul; e que, ao longo da semana que vem, a tendência ainda será de aumento das temperaturas, fazendo com que o mês de Janeiro termine com termômetros registrando até 40°C em diversos municípios ao oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste/norte do Paraná.
