Um vilarejo escondido na Serra do Espinhaço, conhecido por sua atmosfera bucólica entre as montanhas. Conheça mais sobre este lugar encantador que fica em Minas Gerais e que é ideal para ecoturismo.

Um charmoso distrito de Ouro Preto, em Minas Gerais, conhecido por sua atmosfera de vilarejo bucólico entre as montanhas da Serra do Espinhaço, ideal para ecoturismo e tranquilidade. Com ruas de pedra e casas coloridas, o destino oferece trilhas e cachoeiras para quem busca natureza e sossego, próximo à Estrada Real, uma antiga rota de escoamento de ouro e diamantes no período colonial.
Estamos falando de Lavras Novas, que fica a cerca de 115 km da capital Belo Horizonte, numa altitude de 1.300 metros, o que lhe confere um clima mais ameno. Conheça mais sobre o lugar abaixo.
O que fazer em Lavras Novas
O distrito, que tem ar puro e paisagens naturais exuberantes, oferece calma e tranquilidade, mas também atividades de aventura para quem quer mais diversão. As tradicionais casas coloridas estão presentes por todo o local, servindo como cenário clássico para fotos.
Um dos principais atrativos é o passeio de quadriciclo. A rota mais tradicional dura cerca de 2 horas, saindo do centro do distrito e fazendo parada no Mirante da Estrada Real, na Cachoeira dos Namorados e na Represa do Custódio.
Inclusive, falando em cachoeiras, são várias na região, mas três ganham destaque: a Cachoeira dos Namorados, uma das mais conhecidas, a 5 km do centro e com águas claras e poço raso para se banhar; a Cachoeira Três Pingos, que fica a uma hora de caminhada, saindo do final da Rua Principal, mas também pode ir de carro ou bicicleta; e a Cachoeira dos Pocinhos, com dois pequenos poços com cascatas, além de piscinas naturais onde é possível mergulhar.

Outro ponto turístico do distrito é a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, construída no início do século 18. Seu interior é composto de três altares com características singelas. Nela, você pode subir alguns degraus e avistar o distrito através da torre dos sinos, tendo assim uma vista bonita e ampla de todo o distrito.
Outro destaque é o Parque do Itacolomi, que fica entre as cidades de Ouro Preto e Mariana. O parque tem muita natureza, trilhas e abriga a Casa Bandeirista, que serviu de estabelecimento fiscal no tempo da exploração do ouro em Minas Gerais.
Sobre hospedagem, o distrito oferece várias opções de chalés e pousadas, algumas bem sofisticadas, muito procuradas por casais.
A gastronomia da região também é um ponto forte. Lavras Novas tem uma culinária bem diversificada e para todos os públicos, sem deixar de lado os tradicionais pratos (e temperos) mineiros. São diversos bares e restaurantes charmosos oferecendo boas comidas.

O artesanato feito em taquara e pedra sabão, produzido pelos moradores, também é uma lembrança cultural bem valorizada.
E quando visitar a região?
O distrito pode ser visitado durante todo o ano, mas no inverno o clima é seco e frio, o que atrai muitos casais especialmente para curtir a gastronomia; já entre a primavera e o verão, a vegetação ganha mais vida e as cachoeiras ficam volumosas, ótimas para aventuras.
Como chegar até lá?
Saindo de Belo Horizonte, o acesso é pela BR-356 até o trevo de Ouro Preto; dali, você entra à direita para acessar a MG-129. Seguindo a estrada de terra por 8 km, você verá placas de entrada para o distrito. Já saindo da sede Ouro Preto, a viagem dura apenas 10 minutos e fica a cerca de 15 km de distância.
Referências da notícia
O vilarejo histórico nas montanhas a 1.300 metros de altitude se destaca pelo ecoturismo e vida boa sossegada. 17 de janeiro, 2026. Maura Pereira.
Lavras Novas: conheça esse destino e descubra o que fazer no distrito de Ouro Preto. 23 de junho, 2022. Blog Unimed BH.
