O presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza, direita), dedicou a maior parte de seu discurso nesta 4ª feira (21.jan.2026) no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, à defesa do livre mercado. “O capitalismo de livre comércio é o único sistema justo”, disse o em sua fala.
Durante o discurso, Milei também criticou o presidente deposto da Venezuela, Nicolás Maduro, e afirmou que, antes da intervenção dos Estados Unidos, o país estava sob “uma narco-ditadura sangrenta, responsável propor tentativas terroristas em todo o continente”.
O presidente argentino também fez referência às 13.500 reformas estruturais promovidas por sua gestão. “Isso é Make Argentina Great Again!”, afirmou Milei sobre seu governo, em alusão ao bordão “Make America Great Again”, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).
Antes de subir ao púlpito principal do fórum, Milei também participou de encontros com autoridades de bancos globais e grandes empresas. O presidente afirmou que a “Argentina vai se relacionar comercialmente com todos”, incluindo Europa, Mercosul e China.
Milei participou do Fórum acompanhado do chanceler Pablo Quirino e dos ministros Luis Caputo (Economia) e Frederico Sturzenegger (Desregulação e Transformação do Estado). A presença em Davos marca a 3ª participação do presidente argentino no evento desde que assumiu o cargo.
