Os Estados Unidos nomearam nesta 5ª feira (22.jan.2026) a diplomata Laura Dogu, de 62 anos, como a nova chefe da missão diplomática na Venezuela. Ela ocupará o cargo mais alto da representação de Washington no país sul-americano. Leia a íntegra do comunicado (PDF – 99,2 kB).
A nomeação de Dogu marca a retomada das relações diplomáticas entre os 2 países, que estavam rompidas desde 2019. Os EUA tentam restaurar as relações com a Venezuela depois da operação militar que capturou o então presidente Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) em 3 de janeiro.
Dogu ocupará o cargo de encarregada de negócios da Unidade de Assuntos da Venezuela, que atualmente está sediada na embaixada norte-americana em Bogotá (Colômbia). A diplomata norte-americana já atuou como embaixadora em Honduras e na Nicarágua. Também trabalhou como assessora de política externa nas Forças Armadas dos EUA e no FBI, a agência federal de investigações.
Até esta 5ª feira, quem chefiava as relações diplomáticas entre Washington e Caracas era John McNamara, encarregado de negócios da embaixada norte-americana em Bogotá.
O diplomata participou de uma delegação dos EUA que viajou à capital venezuelana em 9 de janeiro para avaliar a reabertura da embaixada. Ao anunciar a viagem, o Departamento de Estado afirmou que estava analisando a “possível retomada gradual” das operações da missão diplomática no país.
A embaixada dos EUA na Venezuela está fechada desde 2019. Na ocasião, Washington decidiu retirar todo o seu corpo diplomático do território venezuelano diante da instabilidade política no país.
Powered by WPeMatico
