O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), divulgou, nesta quinta-feira (22/1), o resultado final do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), chamada pública nº 002/2025, após homologação pelo Comitê Gestor e aprovação pelo Conselho Diretor da Fapeam.
Com investimentos de mais de R$ 5 milhões, o PPSUS é fruto de uma parceria estratégica entre o Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Saúde, por meio do a Departamento de Ciência e Tecnologia e Inovação do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Decit/SECTIS/MS) e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), reforçando o compromisso com o fortalecimento da pesquisa científica voltada às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que o processo seletivo seguiu critérios técnicos rigorosos, assegurando transparência e excelência, e ressaltou que a expressiva participação e a qualidade dos projetos submetidos evidenciam o potencial da comunidade científica amazonense. Ao todo, 20 propostas foram aprovadas, com investimento superior a R$ 5 milhões.
“Parabenizamos os pesquisadores contemplados e desejamos sucesso na execução dos projetos, com a expectativa de que os resultados gerados vão contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de saúde e na qualidade de vida da população amazonense”, enfatizou a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva.
Confira o resultado em: https://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2026/01/Anexo-da-Decisao-CD-058-2026-Proc.-4596.2024-36-Resultado-Final-PPSUS-FAPEAM.pdf
Sobre o PPSUS
A iniciativa apoia e fortalece o desenvolvimento de projetos de pesquisa que busquem soluções para as prioridades de saúde e atendam às peculiaridades e às especificidades de cada Unidade Federativa (UF). A aproximação oferecida entre os sistemas estaduais de saúde, ciência e tecnologia e a comunidade científica permite maior interação entre os atores locais e o consequente fortalecimento da política estadual de saúde.
Por: Diovana Rodrigues (Decon/Fapeam)
O post Fapeam divulga resultado final do Programa Pesquisa para o SUS apareceu primeiro em FAPEAM.
