Toffoli sempre usou resort como se fosse dele
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, passou pelo menos 168 dias no Resort Tayayá, em Ribeirão Claro (PR), desde dezembro de 2022. Ao todo, é como se ele passasse um de cada sete dias na propriedade. As diárias dos seguranças do ministro nessas viagens consumiram R$ 548,9 mil dos cofres públicos.
Funcionários do estabelecimento dizem que Toffoli é o verdadeiro dono do Resort Tayayá até hoje. O ministro tem uma casa na área reservada a hóspedes de alto padrão e foi ao Tayayá sete vezes desde que o resort foi “vendido” ao advogado Paulo Humberto Barbosa, em abril de 2025. Nessas sete viagens, passou 58 dias no local. Barbosa é sócio de executivos da J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista.
No fim de 2025, Toffoli fechou todo o resort para uma festa que teve a presença de grupo de samba e do jogador Ronaldo Fenômeno.
Cunhada de Toffoli indica que marido pode ser laranja do irmão
Repórteres do jornal O Estado de S. Paulo estiveram na casa de José Eugênio Dias Toffoli, um dos irmãos do ministro do Supremo Dias Toffoli, que seria um dos donos originais do Tayayá Resort… É um imóvel simples em Marília, no interior de São Paulo, com visíveis problemas de conservação. Os jornalistas do Estadão conversaram com a cunhada de Toffoli, Cássia Pires Toffoli, mulher de José Eugênio.
Ela afirmou desconhecer qualquer ligação do marido com o resort e negou saber que a casa seria sede da Maridt Participações, que já integrou o quadro de proprietários do resort Tayayá, em Ribeirão Claro (PR). Segundo Cássia, o marido, engenheiro eletricista, estava viajando a trabalho: “Essa casa é minha, financiei com o meu dinheiro, por 25 anos. Eu falei para as minhas irmãs que eu tenho vontade de sumir daqui. As pessoas ficam inventando coisas, que o José Eugênio é dono do Tayayá”.
Até março de 2025, a empresa de José Eugênio tinha o equivalente a 17% das cotas das empresas responsáveis pela gestão do resort: Tayayá Administração e Participações e DGEP Empreendimentos e Participações. À época da venda, a fatia correspondia a cerca de R$ 3,5 milhões.
Advogado especialista em delação deixa defesa de Vorcaro
O advogado Walfrido Warde deixou, nessa quarta-feira, a defesa do banqueiro Daniel Vorcaro, investigado pela fraude bilionária do Banco Master. Warde seria contra uma possível delação premiada de Vorcaro, mesmo diante da grave situação do banqueiro. Esse teria sido o motivo da saída do advogado da equipe de defesa.
O grupo de escritórios mantido na defesa no processo criminal do caso Master afirmou que não existe qualquer proposta ou negociação de delação premiada…
Caminhada de Nikolas não passará pela Papuda
Deputados que participam da “caminhada pela liberdade e pela justiça”, organizada por Nikolas Ferreira (PL-MG), afirmam que o grupo não deve passar pela Papudinha, no Complexo da Papuda, onde Jair Bolsonaro está preso. O próprio parlamentar avisou que o trajeto está sendo definido com o governo do Distrito Federal.
O grupo saiu do interior de Minas Gerais na segunda-feira em direção a Brasília e vai percorrer no total 240 quilômetros a pé. O ato foi convocado como uma reação contra a prisão de Bolsonaro e em defesa dos condenados pelos atos do 8 de Janeiro.
A programação prevê que o grupo deve chegar à capital federal no domingo. Aliados do ex-presidente e participantes da caminhada têm convocado uma manifestação para o mesmo dia.
O mais provável é que a concentração seja na Praça do Cruzeiro, a cerca de 6 quilômetros da Praça dos Três Poderes. O deputado Nikolas Ferreira disse o seguinte: “Eu preferi não passar pela Papuda porque é uma área de segurança nacional e também alongaria mais o trecho. O destino final será a Praça do Cruzeiro”.
MST quer ajudar Venezuela e Gaza
O Movimento Sem Terra (MST) anunciou que deve enviar brigadas de jovens para a Venezuela, com o objetivo de ajudar na reconstrução do país depois da queda do presidente Nicolás Maduro.
Uma outra brigada também deve ser enviada para a reconstrução da Faixa de Gaza. Pelo menos, foi o que afirmou uma representante do Setor Internacionalista do grupo, nessa quarta-feira.
Apesar das promessas, o MST não anunciou datas para que seus integrantes sejam enviados para as missões…
Trump dá aviso a Hamas: “Ou entrega as armas, ou será eliminado”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu prazo de até três semanas para que haja uma certeza de que o Hamas vai entregar suas armas. Se isso não for feito, Trump falou em resposta militar rápida.
Em entrevista coletiva depois do discurso que fez no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o presidente americano disse que o desarmamento foi um compromisso assumido pelo Hamas: “Se eles não entregarem as armas, serão eliminados muito rapidamente”.
O plano de Trump inclui a formação de um Conselho de Paz internacional, a reconstrução do enclave e o estabelecimento de um governo pós-guerra. Até Lula foi convidado a participar.
No total, 50 países foram convidados para integrar o conselho. Um alto funcionário da Casa Branca afirmou à agência de notícias Reuters que cerca de 35 líderes mundiais já se comprometeram a participar. Trump disse que 59 países querem fazer parte do grupo.
O post RESUMO DE NOTÍCIAS – 22/01/2026 apareceu primeiro em Revista Timeline.
