Ao longo do final de semana, as temperaturas aumentarão em todo o centro-sul do país, incluindo estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e especialmente Mato Grosso do Sul – onde o calor será ainda mais extremo.
- Mais informações: Ar frio vai embora e calor de 40°C retorna ao Sul do Brasil em breve

Após a passagem de uma massa de ar frio intensa, que fez as temperaturas sobre diversos estados do Sul e do Sudeste caírem de maneira pronunciada, as temperaturas estão voltando a subir e prometem trazer o calor extremo de volta para o Brasil.
Em outras palavras, desde que a massa de ar frio atingiu seu pico de intensidade, na terça-feira (20), as temperaturas têm aumentado gradativamente – e, ao longo deste final de semana, já atingirão patamares extremamente elevados, com termômetros ultrapassando os 40°C.
Calor ultrapassa os 40°C no final de semana
O estado que mais será afetado pela onda de calor que está se formando será o Mato Grosso do Sul – onde diversos municípios registrarão temperaturas máximas severas, de até 44°C, como podemos observar na imagem abaixo.

Temperaturas muito altas também serão registradas no oeste de São Paulo, onde os termômetros podem chegar a até 40°C nos municípios mais próximos da divisa com MS, embora as temperaturas ainda continuem amenas na capital paulista; e também no sul de Goiás e do Mato Grosso.
No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde na maior parte dos municípios as máximas atingem valores superiores a 30°C, chegando a até 36°C no sábado, mas as temperaturas tendem a aumentar no domingo – quando chegam a até 40°C nos municípios mais próximos da divisa com a Argentina.

É possível observar, na imagem acima, que grande parte dos estados mencionados registrará máximas acima dos 30°C (cores avermelhadas), e diversos municípios registrarão temperaturas extremas acima dos 40°C (cores acinzentadas), chegando a picos de até 45°C no Mato Grosso do Sul.
Além disso, umidades relativas extremamente baixas serão registradas, atingindo valores abaixo dos 20% – o que indica que o calor será acompanhado por um tempo extremamente seco, que pode agravar quadros de saúde e impulsionar ainda mais queimadas e incêndios florestais.

Previsões indicam ainda que a situação de calor extremo pode se agravar ao longo da semana que vem, com um pico ocorrendo na terça-feira (27).
Calor se intensifica na semana que vem
De acordo com previsões de Extreme Forecast Index (EFI) do modelo ECMWF, o pico de intensidade desta onda de calor ocorrerá na terça-feira (27) da semana que vem. Neste dia, existe uma probabilidade alta de temperaturas máximas muito incomuns ou extremas entre estados como MS, oeste de SP, PR, SC e RS.

Neste dia, previsões indicam que as temperaturas podem atingir valores superiores a 40°C também em praticamente todo o Rio Grande do Sul, e especialmente no extremo sudoeste do estado – onde temperaturas extremas de até 45°C poderão ser observadas durante a tarde. O calor extremo ainda pode persistir durante a quarta-feira (28).
Depois disso, entre a quarta-feira (28) e a quinta-feira (29), inicia-se a formação de um novo ciclone e uma frente fria na altura da região Sul. Estes sistemas voltarão a formar chuvas mais significativas sobre estes estados e romperão a onda de calor, fazendo as temperaturas caírem novamente para patamares mais baixos.
Powered by WPeMatico
