O final de semana começa com alertas para grandes acumulados de chuva neste sábado. Desta vez, 14 estados ficam em estado de atenção devido aos grandes volumes previstos.
- Veja também: ZCAS traz mais de 200 mm até o sábado, 24: 5 estados sob elevado risco; confira a previsão

As chuvas seguem persistentes sobre o Brasil e, no restante desta sexta-feira (23), o cenário não será diferente. O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica chuvas ao longo da tarde e início da noite sobre as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Com o solo já bastante úmido, há risco de transtornos ainda hoje.
O início do final de semana será marcado por céu encoberto, nuvens carregadas e chuva volumosa em grande parte do país. Diante dessa tendência, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta para acumulados de precipitação em 14 estados, abrangendo quatro regiões do Brasil. Confira:
- São Paulo
- Minas Gerais
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Goiás
- Mato Grosso
- Rondônia
- Acre
- Amazonas
- Pará
- Tocantins
- Maranhão
- Piauí
- Bahia

A seguir, veja a previsão do tempo para a tarde e noite desta sexta-feira (23) e para o sábado (24).
Sexta-feira termina com chuvas espalhadas pelo Brasil
A manhã desta sexta-feira (23) foi de tempo fechado no Vale do Paraíba, em São Paulo, além de chuvas frequentes em grande parte de Minas Gerais, Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O solo já encharcado, somado aos volumes ainda previstos, mantém o alerta para possíveis danos e transtornos em diversas cidades.

Ao longo da tarde, as chuvas seguem com intensidade entre moderada e forte desde o sul do Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba paulista até o oeste do Amazonas. É justamente nessa faixa que se posiciona a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), responsável pela persistência das precipitações nos últimos dias.
Além desses estados, as chuvas também atingem Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre. Durante a noite, a tendência é de redução da intensidade e da área de atuação das chuvas, porém ainda há risco de pancadas fortes, capazes de gerar grandes volumes em curto intervalo de tempo.

As principais atenções se concentram na Região Serrana do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e no noroeste de Minas Gerais, onde os acumulados já superam os 200 mm.
Chuvas volumosas mantêm estados em alerta neste sábado
O sábado (24) será marcado pela continuidade das chuvas fortes e volumosas em diversos estados brasileiros, mantendo o alerta para grandes acumulados e possíveis transtornos.
As primeiras horas do dia terão tempo fechado no Sudeste, em parte do Centro-Oeste e da Região Norte. Há previsão de pancadas de chuva já durante a madrugada e ao longo da manhã em São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso.

Até o final da manhã, as instabilidades começam a ganhar força e as chuvas se espalham. Inicialmente, a intensidade será fraca a moderada, mas, com o passar das horas, as precipitações se intensificam e os volumes aumentam.
O intenso transporte de umidade da Região Norte favorece elevados índices de água precipitável em áreas de Goiás, Tocantins, oeste da Bahia, além de Maranhão e Piauí. Nessas regiões, as chuvas da tarde de sábado podem vir acompanhadas de trovoadas, especialmente no Nordeste.

Durante a tarde e o início da noite, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás entram novamente em alerta. Os acumulados podem superar os 100 mm em apenas 24 horas, ou até em períodos mais curtos.
No Centro-Oeste, além de Goiás, o Mato Grosso também apresenta previsão de volumes elevados, com acumulados acima de 80 mm na região central do estado. Na Região Norte, a expectativa é de chuva ao longo das próximas 36 horas, com volumes variando entre 30 e 60 mm.

Já no Nordeste, as chuvas mais expressivas se concentram no Maranhão, onde os acumulados podem chegar a 40 mm na região central do estado. No Piauí e no oeste da Bahia, os volumes ficam em torno de 20 mm, com destaque para o extremo sudoeste baiano, onde a chuva pode atingir até 30 mm.
Powered by WPeMatico
