Mesmo sem ZCAS as chuvas sobre o Brasil continuam e o risco de chuvas intensas e de tempestades se mantém sobre o Sudeste, Centro-Oeste e o Norte. Confira aqui os alertas da previsão.
- Mais informações: El Niño está a caminho em 2026! Quando o fenômeno vai afetar o Brasil?

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) não está mais presente, mas a ocorrência das chuvas continua sobre o que antes foi a zona de umidade. Alerta de chuvas intensas e o risco de tempestades continuam sobre boa parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil no início desta semana.
Quanto às temperaturas, o calor é ameno no Brasil Central e no Norte do país, com temperaturas amenas no leste do Sudeste, onde as máximas variam de 24 a 27°C. O calor é intenso no interior do Nordeste, no interior de São Paulo, no Mato Grosso do Sul e na Região Sul, com temperaturas que podem chegar aos 40°C como no oeste do Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul. No interior nordestino, as temperaturas atingem os 35 e 36°C no máximo.

A seguir trazemos a previsão de chuvas e os estados sob alertas de chuvas intensas e de tempestades.
Segunda-feira: 11 estados sob alerta para eventos de chuva
No período da manhã, muita nebulosidade pelo Brasil com maior densidade sobre a Região Norte, onde pode ocorrer chuvas de até forte intensidade, mas sem potencial para transtornos. No Centro-Oeste e no Sudeste, o sol divide espaço com as nuvens, e há possibilidade de chuva fraca e pontual no norte de São Paulo e na região da Zona da Mata Mineiro.

Por volta do fim da manhã, instabilidades já se encontram mais desenvolvidas no leste do Sudeste, com possibilidade de pancadas isoladas de moderada intensidade no norte e leste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, no sul e na região serrana do Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, espera-se o adensamento da nebulosidade na região de Brasília e entre os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Na Região Norte, mais núcleos de chuva começam a atuar com fraca a moderada intensidade em Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá e noroeste do Pará.

No decorrer da tarde, as instabilidades aumentam e ganham força em boa parte do Brasil, muito semelhante ao observado nos dias anteriores no Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Assim, há alertas de chuvas intensas e de tempestades pontuais até o período da noite em 11 estados, que são eles:
- São Paulo: centro-norte e leste;
- Minas Gerais: centro, sul, Triângulo Mineiro e Zona da Mata;
- Rio de Janeiro: todo o estado;
- Mato Grosso do Sul: centro e norte;
- Mato Grosso: todo o estado;
- Goiás: centro e sul;
- Tocantins: norte;
- Pará: sul e oeste;
- Rondônia: norte e sul;
- Acre: todo o estado;
- Amazonas: todo o estado.
Nos dias seguintes, o potencial de chuvas sobre o Sudeste diminui e não há alertas até a quarta-feira (28). Já no Centro-Oeste, as chuvas aumentam no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, bem como no Acre e Amazonas na Região Norte. Mais para o fim da semana, as chuvas diminuem no centro-norte do Brasil e passam a aumentar no centro-sul, marcando o retorno das chuvas na Região Sul.
Powered by WPeMatico
