O líder do Partido Democrata no Senado dos Estados Unidos, Chuck Schumer, declarou que a sigla bloqueará o financiamento para o DHS (Departamento de Segurança Interna) após a morte de um civil durante uma operação de imigração. A declaração foi feita no sábado (24.jan.2026) nas redes sociais.
A bancada democrata no Senado condicionou seu apoio ao pacote orçamentário à exclusão dos recursos destinados ao DHS ou a modificações no financiamento do departamento. Com isso, aumenta o risco de uma nova paralisação do governo federal americano a partir de 31 de janeiro, quando vence o prazo para aprovação do orçamento.
“Os senadores democratas não fornecerão os votos necessários para aprovar o projeto de lei de dotações se o projeto de financiamento do Departamento de Segurança Interna for incluído”, afirmou Schumer em sua publicação.

O senador classificou o atual projeto de financiamento do DHS como “lamentavelmente insuficiente” para conter os abusos do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos). “O que está acontecendo em Minnesota é pavoroso e inaceitável em qualquer cidade americana”, disse. “Não votarei a favor desse pacote de verbas se não houver mudanças no financiamento do DHS”.
CIVIS MORTOS
Alex Pretti, enfermeiro de 37 anos, foi baleado durante operação do ICE realizada no sábado (24.jan) em Mineápolis. Este foi o 2º incidente fatal envolvendo agentes de imigração na cidade em janeiro de 2026.
O 1º caso ocorreu em 7 de janeiro, quando a cidadã norte-americana Renee Good foi morta por disparos efetuados por um agente federal durante outra operação. As duas mortes em curto intervalo aumentaram a pressão dos democratas contra as ações do ICE.
As operações de imigração em Minneapolis foram ampliadas no início de janeiro por determinação da administração do presidente Donald Trump (Partido Republicano). A cidade tornou-se foco de atenção após a divulgação de um documentário produzido por um influenciador conservador, que apresentou acusações sobre má gestão de recursos públicos em creches administradas por integrantes da comunidade somali.
Powered by WPeMatico
