O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), reafirmou na 3ª feira (27.jan.2026) sua pré-candidatura ao Senado, depois de, segundo ele, ter “acompanhado informações divulgadas por portais de notícias e outros canais de comunicação” que indicavam que ele teria desistido da disputa.
“Venho, de forma clara e objetiva, reafirmar minha pré-candidatura ao Senado pelo Distrito Federal, com o compromisso de seguir trabalhando por todos os brasilienses”, afirmou em uma publicação no X. Segundo Ibaneis, o governo local tem reconhecimento da população, refletido em obras entregues e programas sociais implementados ao longo dos últimos 7 anos. “Tenho plena convicção de que o nosso projeto será vitorioso”, disse.

A declaração foi feita dias depois de a oposição ao seu governo protocolar uma notícia-crime contra Ibaneis por omissões na gestão do BRB no caso do Banco Master. A petição argumenta que a tentativa de compra do Master pelo banco distrital contou com “anuência e aprovação explícita” do governador.
O banqueiro e fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro, disse em depoimento ao STF (Supremo Tribunal Federal), em 30 de dezembro de 2025, que tratou a compra do Master pelo BRB diretamente com Ibaneis. Afirmou que teria conversado pessoalmente sobre o assunto em duas ocasiões, em 2024 e 2025, tanto em sua casa quanto na casa do governador. O banqueiro declarou que o processo de aquisição avançou com apoio do governo do DF.
O governador negou a versão. Disse que nunca falou com Vorcaro sobre isso e que o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, tratou diretamente do processo de compra.
Leia mais:
- Oposição no DF aciona o STJ contra Ibaneis
- Leia o que disse Vorcaro em depoimento sobre caso Master
- Ibaneis diz que nunca tratou da compra do Master com Vorcaro
- PSB e Cidadania pedem impeachment de Ibaneis
- Ibaneis tem 61% de aprovação no DF, diz Paraná Pesquisas
- Michelle Bolsonaro e Ibaneis lideram corrida ao Senado no DF
Powered by WPeMatico
