O presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, divulgou na 3ª feira (27.jan.2026) uma nota oficial sobre a saída de Ronaldo Caiado do partido. No texto, ele afirma que a legenda “registra com respeito” a decisão do governador de Goiás de “seguir um novo caminho partidário”.
Na noite de 3ª feira (27.jan), Caiado anunciou sua filiação ao PSD, de Gilberto Kassab. A decisão pela saída foi motivada por impasses internos na sigla de Rueda que inviabilizavam a candidatura de Caiado à Presidência. No entanto, o PSD já tem 2 outros postulantes ao Planalto: os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Ratinho Junior, do Paraná.
Na nota divulgada após o anúncio, Rueda afirmou que o governador goiano “construiu uma trajetória pública reconhecida, marcada pela firmeza de posições, pela defesa da responsabilidade fiscal e por uma atuação relevante em agendas estratégicas como a segurança pública e o fortalecimento do agronegócio”.
Em nome do partido, o presidente nacional desejou sucesso a Caiado “nessa nova etapa, com votos de boa sorte nos desafios que se apresentam”.
Leia a íntegra da nota:

O União Brasil integra uma federação partidária com o PP, de Ciro Nogueira (PI), e não havia apoio na cúpula da legenda à pré-candidatura de Caiado à Presidência.
O governador goiano já vinha sinalizando nos últimos meses que deixaria o União Brasil. Na manhã da própria 3ª feira (27.jan), em entrevista à rádio Novabrasil, disse que anunciaria o seu destino partidário “nos próximos dias”. Horas mais tarde, publicou um vídeo no Instagram ao lado de Leite e Ratinho, no qual confirmou sua filiação no PSD.
“Aqui não tem interesse pessoal de cada um. Aquele que for escolhido levará esta bandeira de um projeto de esperança e de resgate daquilo que o povo tanto espera. É dessa maneira que sou recebido aqui. E tenho a graça de ter a minha filiação partidária ao PSD. O que sair daqui candidato terá o apoio dos demais”, declarou o governador goiano.
Assista ao vídeo (2min20s):
Powered by WPeMatico
