A Petrobras informou nesta 4ª feira (28.jan.2026) que renovou e ampliou contratos de venda de petróleo com as principais refinadoras estatais da Índia. Os acordos foram firmados durante o India Energy Week, evento internacional do setor de energia realizado em Goa, no país asiático.
Os contratos envolvem a IOC (Indian Oil Corporation), a BPCL (Bharat Petroleum Corporation) e a HPCL (Hindustan Petroleum Corporation) e terão vigência até março de 2027. Juntos, os instrumentos comerciais representam um potencial de venda de até 60 milhões de barris de petróleo, com valor que pode superar US$ 3,1 bilhões.
Com a IOC, maior refinadora estatal indiana, a Petrobras assinou um novo contrato para a venda de até 24 milhões de barris, com validade inicial de 12 meses e possibilidade de prorrogação por igual período. Já os contratos com a BPCL e a HPCL tiveram o volume máximo ampliado de 6 milhões para 18 milhões de barris cada, também até 2027.
Segundo a companhia, a iniciativa faz parte da estratégia de diversificação da carteira de clientes de exportação.
“Os contratos reforçam a presença da Petrobras no mercado indiano e contribuem para a ampliação da nossa atuação global, gerando valor para o Brasil”, afirmou o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da estatal, Cláudio Schlosser, por meio de nota.
A Índia é atualmente um dos maiores importadores de petróleo do mundo, com consumo em torno de 5 milhões de barris por dia. O país não dá conta de suprir sua demanda interna e depende de fornecedores externos para abastecer seu parque de refino, o que o torna um mercado estratégico para exportadores como o Brasil, afirma a estatal
Powered by WPeMatico
