Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, esteve no Palácio do Planalto ao menos 4 vezes em 2023 e 2024 de acordo com registros do GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República) e com informações veiculadas pela mídia.
Em 2023, o banqueiro esteve na sede do Executivo em 4 de dezembro, com sua entrada registrada às 15h42. Em 2024, outras duas visitas foram registradas: em 1º de março, com entrada às 14h33, e em 3 de abril, com registro às 17h29. Não há registros de entrada de Vorcaro no Planalto em 2025 e 2026. As informações foram obtidas pelo Poder360 por meio da Lei de Acesso à Informação. O Planalto não informa com quem Vorcaro se reuniu ou se participou de alguma cerimônia oficial.
O banqueiro, entretanto, reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 4 de dezembro de 2024. O encontro se deu fora da agenda oficial do petista. Na época, o fundador do Banco Master já corria para resolver problemas de liquidez da instituição.
Essa reunião não aparece no relatório oficial de visitantes do Palácio do Planalto divulgado pelo GSI. A informação foi inicialmente publicada pelo jornalista Lauro Jardim e foi confirmada pelo Poder360.
De acordo com a jornalista Andreza Matais, além de Lula e Vorcaro, estavam presentes Guido Mantega (ex-ministro da Fazenda), Rui Costa (ministro da Casa Civil), Alexandre Silveira (ministro de Minas e Energia), Gabriel Galípolo (que estava prestes a assumir a presidência do BC) e Augusto Lima (então CEO do Banco Master).
Mantega estava no encontro na condição de representante do Master. Ele havia inicialmente marcado uma reunião com o chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola –um dos assessores mais próximos do presidente. Na agenda de Marcola, apenas Mantega tem seu nome registrado. Vorcaro não aparece. Ao fim da conversa agendada, os 2 solicitaram uma reunião com o presidente. Lula aceitou recebê-los. O encontro foi realizado em seguida, no gabinete presidencial. Como representante do Master, o ex-ministro da Fazenda chegou a ter 5 reuniões em 2024 com Marcola.
O encontro de 4 de dezembro de 2024 serviu para Vorcaro contar para Lula que desejava, com o Master, quebrar o monopólio do setor bancário, dominado por algumas grandes instituições. Num determinado momento, Vorcaro disse que o BTG, de André Esteves, tinha demonstrado interesse em comprar o Master, mas sempre sugerindo que se tratava de um empreendimento sem lastro e que pagaria um valor simbólico de R$ 1.
O fundador do Master disse que se sentia pressionado e não queria causar confusão. Perguntou a Lula de forma direta se deveria vender o banco ou continuar com a instituição para tentar reduzir a concentração bancária do Brasil.
Lula respondeu de maneira enfática. Criticou mais uma vez o então presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, cujo mandato terminaria alguns dias depois. Fez também comentários negativos sobre André Esteves. E recomendou a Vorcaro que seguisse firme sem vender o Banco Master ao BTG.
Vorcaro e Lucas Kallas
Na visita de 4 de dezembro de 2023, o banqueiro registrou sua entrada no Planalto no mesmo horário que o empresário Lucas Kallas, da Cedro Participações. Como o Poder360 mostrou, ambos são sócios na biofarmacêutica Biomm.
Vorcaro tinha, até 2025, 25,86% de participação societária na empresa por meio do Fundo Cartago, sendo o principal acionista. Kallas tinha 8%. Leia mais nesta reportagem.
Powered by WPeMatico
