O diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino, prestou depoimento à Polícia Federal em 30 de dezembro de 2025. Tudo foi gravado em vídeo e o Poder360 teve acesso. Ele afirmou que, após uma reunião realizada em junho, a autarquia passou a ter convicção de que havia fraude na gestão do Banco Master. Segundo ele, os indícios apontavam para práticas semelhantes às que levaram à quebra do Banco Cruzeiro do Sul, incluindo maquiagem de balanços e emissão de créditos sem lastro.
No depoimento, o diretor disse que a área de fiscalização recomendou a venda do Master ao BRB como alternativa à liquidação imediata, com o objetivo de reduzir riscos sistêmicos. Ainda assim, afirmou que a governança do BRB deveria ter identificado as irregularidades antes de concluir a operação.
O dirigente também negou ter sofrido qualquer tipo de pressão do governo federal para liquidar o banco e afirmou que as decisões técnicas seguiram critérios internos do BC. Em outro momento, um juiz repreendeu a autarquia ao afirmar que o Banco Central não determinou a suspensão das investigações sobre o caso.
Para o BC, o conjunto de falhas na gestão do Master levou a um cenário de insolvência que exigiu atuação rigorosa do regulador. O depoimento faz parte das apurações da PF sobre a condução do banco e as responsabilidades de seus dirigentes e das instituições envolvidas.
Assista à íntegra do depoimento de Ailton de Aquino:
Parte 1 (1h00):
Parte 2 (5min24):
Os arquivos de vídeo publicados pelo Poder360 estão disponíveis para todas as partes citadas no inquérito e os advogados. O material está arquivado no STF e na Polícia Federal. Os advogados receberam os arquivos completos e compartilharam com seus clientes e assessores. Os vídeos aos quais o Poder360 teve acesso são esses que estão à disposição das defesas dos citados no caso do Banco Master.
Acesse o canal do Poder360 no YouTube e assista aqui a trechos e íntegras dos depoimentos.
Assista a trechos do depoimento do diretor do BC:
Leia mais sobre o depoimento do diretor do BC à PF sobre o caso Master:
- BC depõe que reunião em junho deu certeza sobre fraude no Master
- Fiscalização do BC recomendou venda do Master ao BRB, diz Vorcaro
- Governança do BRB deveria ter identificado fraude, diz BC à PF
- Juiz repreende BC ao dizer que não suspendeu investigação do Master
- Caso Master é muito similar ao do Cruzeiro do Sul, diz diretor do BC
- Diretor do BC diz que não recebeu pressão do governo para liquidar o Master
Powered by WPeMatico
